Home Mercado da Bola Abel Braga no FC Lugano: escalamos um time com Dida, Mauro Galvão, Rivaldo e outros brasileiros que jogaram lá

Abel Braga no FC Lugano: escalamos um time com Dida, Mauro Galvão, Rivaldo e outros brasileiros que jogaram lá

Abel Braga é o primeiro técnico brasileiro da história do clube

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, é difícil contar a história do FC Lugano sem citar a ligação o futebol brasileiro. Afinal, o novo clube do técnico Abel Braga vem há décadas buscando jogadores por aqui. Ao longo da história, 30 jogadores vestiram a camisa alvinegra.

PUBLICIDADE

Conhecidos ou não, muitos deles se tornaram astros e hoje são tratados como ídolos pelos fanáticos torcedores. Mas isso não significa que o FC Lugano sempre acertou na hora de buscar reforços por aqui. Ao longo da história, 30 jogadores brasileiros passaram por lá.

Em levantamento feito pelo Torcedores.com foi possível escalar um time só com brasileiros que jogaram pelo FC Lugano. Acredite! Tem de tudo: goleiro rei dos pênaltis, zagueiro multicampeão por grandes clubes brasileiros e homônimo de herói do penta.

PUBLICIDADE

Confira os 11 ‘titulares’:

Dida: 1998 a 1999

Após vencer a Copa Libertadores da América de 1997, o goleiro entrou em rota de colisão com o Cruzeiro. Afinal, ele acionou o clube mineiro na Justiça para assinar com o Milan. Após cinco meses de briga, a Fifa permitiu que Dida se transferisse para o FC Lugano. No entanto, disputou apenas duas partidas antes se se mudar em definitivo para o clube italiano. Posteriormente, conseguiu seu transferir para o Milan.

Paulinho: 2012 a 2013

Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, o lateral-direito nunca atuou profissionalmente no futebol brasileiro. Ele se mudou muito jovem com seus país para a Suíça. Revelado pelo FC Baden, o defensor vestiu a camisa de outros cinco clubes antes de ser contratado pelo FC Lugano. Apesar da curta passagem, encantou os torcedores pelas boas atuações e principalmente com a raça demonstrada em campo.

Mauro Galvão: 1990 a 1997

Titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1990, o zagueiro se tornou símbolo de técnica, elegância e liderança em campo. Multicampeão por Internacional, Botafogo, Grêmio e Vasco, Mauro Galvão abriu as portas do futebol suíço para os brasileiros. É, portanto, um dos maiores nomes que passam por lá. Em 1992, foi capitão do FC Lugano na conquista da Copa da Suíça.

Rafael: 2010 a 2011

Cria das divisões de base do Grêmio, o zagueiro deixou o clube antes mesmo se atuar profissionalmente com a camisa tricolor. É, inclusive, integrante da geração que revelou o goleiro Marcelo Grohe. Nesse ínterim, Rafael chegou a ser apontado como o ‘novo’ Mauro Galvão. Contudo, não correspondeu às expectativas. Em 2010, foi contratado pelo FC Lugano onde disputou dois jogos e não deixou saudades.

PUBLICIDADE

André Vieira: 1997 a 1998

Cria do Grêmio, ele é da geração que revelou o goleiro Danrlei, o zagueiro Scheidt, o lateral Roger, o meia Emerson, entre outros. Posteriormente, integrou o elenco que venceu a Copa Libertadores da América (1995), o Campeonato Brasileiro (1996) e a Copa do Brasil (1994). Polivalente, o volante que também atuava como zagueiro e lateral. Por isso, foi contratado pelo FC Lugano. Apesar da curta passagem, André deixou boa impressão junto ao torcedor.

Paulinho Andreoli: 1991 a 1995

Surgiu para o futebol atuando ao lado de Ricardo Cruz, Alexandre Torres, Eduardo, entre outros nas divisões de base do Fluminense. Com apenas 17 anos, o meia integrou o elenco que venceu o Campeonato Brasileiro de 1984. Foi contratado pelo FC Lugano após não renovar seu vínculo com o Tricolor das Laranjeiras. Vestiu a camisa alvinegra por cinco temporadas onde é considerado um dos maiores ídolos da história do clube.

Caíco: 2002

Após vencer a Copa do Mundo sub-20 em 1993, Caíco surgiu com status de futuro camisa 10 da seleção brasileira. Porém, não se constituiu no jogador que todos esperavam. Após passar por Internacional, Flamengo, Santos, Athletico-PR e Atlético-MG, o meio-campista se transferiu para o FC Lugano. Foram 19 jogos e dois pelo clube. Apesar disso, deixou boa impressão na sua passagem por lá.

André Chu: 2007 a 2009

Formado na base do Palmeiras, o meia surgiu para o futebol ao lado do goleiro Diego Cavalieri e do atacante Vágner Love. Porém, deixou o clube sem nunca ter atuado profissionalmente com a camisa alviverde. Após rodar por diversas equipes brasileiras, André Chu foi contratado pelo FC Lugano. Ele defendeu o clube por duas temporadas. Entretanto, sua passagem ficou marcada por sucessivas lesões musculares.

PUBLICIDADE

Rivaldo: 2008

Só para ficar claro: esse Rivaldo não é um dos símbolos da seleção brasileira na conquista do penta mundial com a seleção brasileira em 2002. Esse Rivaldo se chama Antônio César Costa e nasceu em Montes Claros, Minas Gerais. Ele atuou por Criciúma, Portuguesa e outro clubes antes de defender o FC Lugano em 2008. Apesar da curta passagem, o atacante marcou 12 gols em 20 jogos pelo clube.

Rafael Silva: 2013 a 2015

Com passagem pelas divisões de base de Corinthians e Coritiba, o atacante tinha apenas 22 anos quando foi contratado pelo FC Lugano. Nesse ínterim, foi fundamental para o clube na conquista do Campeonato Suíço da 2ª Divisão. Ao todo, Rafael Silva representou o time em 29 oportunidades e assinalou 13 gols. Posteriormente, defendeu o Albirex Niigata e Urawa Reds, ambos do Japão. Atualmente, joga no Wuhan Zall, da China.

Sinval: 1995 a 1997

Após conquistar pelo Botafogo a Copa Conmebol de 1993, o centroavante foi negociado com o FC Lugano. Lá, ele não perdeu o faro de gols. Sinval balançou as redes inimigas 25 vezes nas 60 partidas que fez pelo clube. Na época, o jogador chegou a ser cogitado para defender a seleção suíça. No entanto, retornou ao futebol brasileiro para defender novamente o Botafogo em 1997.

LEIA MAIS: 

Conheça FC Lugano, novo clube do técnico Abel Braga, ex-Internacional e Fluminense 

Empresário de Cristiano Ronaldo entra em ação e tenta arrumar clube para ex-Bahia na Europa 

Grêmio não recebe ofertas por Paulo Victor e decide manter goleiro até o fim do ano; entenda!