Home Mercado da Bola Conheça FC Lugano, novo clube do técnico Abel Braga, ex-Internacional e Fluminense

Conheça FC Lugano, novo clube do técnico Abel Braga, ex-Internacional e Fluminense

Abel Braga estava sem clube desde que deixou o clube gaúcho ao final da última temporada

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

O mercado da bola teve uma negociação surpresa nesta segunda-feira. Abel Braga, ex-técnico de Internacional e Fluminense, foi anunciado pelo FC Lugano, da Suíça. Mas quem é esse clube? Qual a sua história? Já conquistou títulos?

O Torcedores.com fez um levantamento histórico do FC Lugano, que contratou o primeiro técnico brasileiro ao longo dos seus 112 anos de existência. O clube, aliás, já teve comandantes conhecidos internacionalmente como Vladimir Petkovic e Zdenek Zeman.

A contratação de Abel Braga começou a ser traçada no fim de maio após a demissão do técnico Maurizio Jacobacci. Ele deixou o comando do time após duas temporadas. Afinal, ele não conseguiu classificar a equipe para nenhuma competição europeia.

PUBLICIDADE

Com isso, o presidente Luido Bernasconi foi buscar no mercado externo um nome diferente para assumir o time próxima temporada. Além de Abelão, outros nomes foram oferecidos ao dirigente entre eles Jürgen Klinsmann e o Paulo Autuori.

O alemão, antes de mais nada, rechaçou a possibilidade de trabalhar em um clube. Ele, no momento, deseja comandar uma seleção na Copa do Mundo do Qatar, em 2022. O brasileiro, por sua vez, tem contrato com o Athletico-PR e não pretende deixar o Furacão.

Por outro lado, o currículo de Abel Braga pesou em seu favor na negociação. Além dos incontáveis títulos por Internacional e Fluminense, ele tem experiência no futebol europeu onde passou por Rio Ave, Famalicão, Belenenses, Vitória de Setúbal e Olympique de Marselha.

O presidente, o astro e os títulos

O clube é presidido pelo ítalo suíço Luido Bernasconi, proprietário do Bernasconi Group, uma holding, que atua no mercado da construção civil, imobiliário e financeiro há décadas, sediada em Roma, na Itália.

PUBLICIDADE

Antes da pandemia, o FC Lugano tinha média de 5 mil torcedores. O Stadio di Cornaredo é a principal praça de esportes da cidade. Com capacidade para 6.390 expectadores, o clube costuma ter casa cheia quando atua diante de seis fãs.

No elenco, um uruguaio é considerado o maior astro do time. O volante Jonathan Sabbatini, de 33 anos, está no clube há oito temporadas. Revelado pelo Liverpool, do Uruguai, o camisa 14, é portanto, o dono do vestiário.

A princípio, Abel Braga terá seis estrelas internacionais no elenco: os suíços Christopher Lungoyi e Stefano Guidotti, o nigeriano Sebastian Osigne, o letônio Marcis Oss, o esloveno Sandi Lovric e o húngaro Ákos Kecskés.

Embora seja um dos clubes mais tradicionais da Suíça, o FC Lugano tem apenas 11 conquistas em sua galeria de troféus. Ao todo venceu três vezes a Liga da Suíça, quatro vezes a Copa da Suíça e quatro vezes a segunda divisão.

PUBLICIDADE

A carreira de Abel Braga

Nascido no Rio de Janeiro, Abel Carlos da Silva Braga acumula passagens por grandes clubes do futebol brasileiro como Internacional, Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, Bahia, entre outros. No exterior, comandou equipes de Portugal, França e Emirados Árabes.

Ao longo da carreira conquistou 21 títulos. Os mais expressivos foram conquistados pelo Internacional: o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América, a Copa Sul-Americana e o Campeonato Gaúcho.

Pelo Fluminense venceu um Campeonato do Brasileiro e dois Estaduais. Ele também acumula títulos regionais por Flamengo, Bahia e Coritiba. Em 2020, Abelão foi eleito o melhor técnico do Campeonato Brasileiro superando Rogério Ceni, do Flamengo. 

LEIA MAIS: 

Empresário de Cristiano Ronaldo entra em ação e tenta arrumar clube para ex-Bahia na Europa 

Grêmio não recebe ofertas por Paulo Victor e decide manter goleiro até o fim do ano; entenda! 

Gerson já tem data prevista para se apresentar ao Olympique; mas Flamengo quer liberá-lo após jogo da Libertadores