Home Futebol Brasileirão: Clubes concordam em criar liga independente da CBF

Brasileirão: Clubes concordam em criar liga independente da CBF

Brasileirão poderá ser organizado diretamente pelos clubes no futuro próximo; 19 dos 20 clubes da Série A concordaram em criar liga independente

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
PUBLICIDADE

Em reunião virtual que está sendo realizada nesta terça-feira (15) na CBF, 19 dos 20 clubes assinaram um documento para criar uma liga independente da CBF.

Atualmente, o Brasileirão é um produto da Confederação Brasileira de Futebol, organizada pela própria entidade, algo que vai de encontro com as principais ligas de futebol do mundo.

Por exemplo, as ligas Premier League, La Liga, Bundesliga e Eredivise são independentes das federações, mas são reconhecidas oficialmente e chanceladas pelas mesmas como campeonatos nacionais.

PUBLICIDADE

De acordo com reportagem divulgada pelo site GE.globo, o único clube que não concordou com este documento foi o Sport Recife e por enquanto está isolado no movimentado.

Cabe ressaltar porém que a criação de uma liga pode cair no artigo 24 do Estatuto da CBF, pois a criação de ligas precisa passar pela Assembleia Geral Administrativa, onde estão os presidentes das federações estaduais.

Além disso, os votos dos 20 clubes da Série A possuem peso 2 (40 votos no total), mas as federações possuem peso 3 (ou seja, 81 votos no total). Por isso, os clubes também querem discutir a concentração de poder das federações estaduais nas decisões do futebol brasileiro.

A reunião que está sendo realizada nesta terça-feira (15) é o primeiro passo do presidente interino, Antonio Carlos Nunes (também conhecido como Coronel Nunes) em buscar aproximação com os clubes.

PUBLICIDADE

Artigo 24 da CBF, válido para o Brasileirão

Art. 24 – É facultado à CBF, a seu exclusivo critério e nos termos do presente Estatuto, mediante decisão de sua Assembleia Geral Administrativa, admitir a vinculação de Ligas constituídas ou organizadas por entidades de prática desportiva, para fins de integração de suas competições ao calendário anual de eventos oficiais do futebol brasileiro e para seu reconhecimento ou credenciamento na estrutura ou organização desportiva de futebol, no âmbito regional, nacional ou internacional.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE