Home Outros Esportes Calder Trophy: Kaprizov, Nedeljkovic e Robertson são os finalistas do prêmio

Calder Trophy: Kaprizov, Nedeljkovic e Robertson são os finalistas do prêmio

O troféu Calder é entregue ao jogador mais proficiente em sua primeira temporada na NHL

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

Nesta quinta-feira (3), a NHL divulgou os finalistas do Calder Trophy da temporada 2020-21, isto é, o prêmio de melhor novato da temporada. Os mais votados para a premiação foram Kirill Kaprizov (Minnesota Wild), Alex Nedeljkovic (Carolina Hurricanes) e Jason Robertson (Dallas Star).

PUBLICIDADE

Os membros da Professional Hockey Writers Association enviaram as cédulas ao final da temporada regular a fim de eleger o vencedor do Calder Trophy. Por fim, os três jogadores mais votados são os finalistas.

O anúncio dos vencedores das premiações da NHL será realizado durante as semifinais da Stanley Cup ou na final da Stanley Cup.

PUBLICIDADE

Confira como foi a temporada dos três finalistas do troféu Calder:

Kirill Kaprizov

Kaprizov foi o líder entre os rookies da NHL e do Wild em gols (27) e em pontos (51). Ele ajudou o Minnesota Wild a chegar à pós-temporada pela oitava vez em nove temporadas. Anteriormente, apenas Auston Matthews (2016-17, Maple Leafs), Filip Forsberg (2014-15, Nashville Predators) e Trent Hunter (2003-04) lideraram o time em pontos e auxiliaram na classificação deles aos playoffs desde 1993-94. Kaprizov ainda liderou os rookies em disparos no gol (157), média de tempo no gelo para atacantes (18:18) e o segundo em assistências (24). Apesar da temporada mais curta, ele quebrou alguns recordes da franquia, tais como gols, assistências, pontos e gols no power play (8).

O russo de 24 anos busca ser o primeiro jogador do Minnesota Wild a conquistar o Calder Trophy.

Alex Nedeljkovic

Nedejkovic, em princípio, começou no taxi squad e fez a sua estreia pelos Hurricanes no 10º jogo do time. Apesar de ter estreado mais tarde, o goleiro teve um record 15-5-3, com média de gols sofridos de 1,90, 93,2% de porcentagem de defesas e três shutouts em 23 partidas. Além disso, ele liderou todos os goalies da NHL em média de gols cedidos e porcentagem de defesas (mínimo de 15 aparições). Esta também foi a melhor marca da história da franquia. A sua save percentage foi a maior da NHL para novatos desde que a estatística começou a ser contada em 1955-56.

PUBLICIDADE

O goleiro de 25 anos tentará ser o segundo jogador dos Hurricanes a conquistar o troféu Calder desde que a franquia se mudou para a Carolina em 1997-98. Jeff Skinner, em 2011, foi o primeiro a vencer o prêmio.

Jason Robertson

Escolhido na 2ª rodada do Draft de 2017, Robertson foi um dos principais responsáveis por carregar o desfalcado ataque dos Stars. Como resultado, ele foi o segundo colocado do time e entre os rookies da NHL em pontos (45) jogando 52 partidas. Além disso, ele foi o líder dos novatos em assistências (28), plus-minus (empatado, +13) e pontos em even-strength (39). Ainda, Robertson foi o segundo calouro em gols (empatado, com 17) e disparos no gol (127).

Enfim, o left winger de 21 anos pode ser o primeiro jogador do Dallas Stars a ganhar o Calder Trophy.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

TED LINDSAY AWARD: CROSBY, MATTHEWS E MCDAVID SÃO OS INDICADOS AO PRÊMIO

VASILEVSKIY, GRUBAUER E FLUERY SÃO OS FINALISTAS DO TROFÉU VEZINA