Home Mercado da Bola De promessa no Fluminense a desilusão no São Paulo: Wellington Nem tenta recuperar carreira no Cruzeiro

De promessa no Fluminense a desilusão no São Paulo: Wellington Nem tenta recuperar carreira no Cruzeiro

Wellington Nem assinou contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Wellington Nem é o novo reforço do Cruzeiro. Mesmo com tudo acertado desde a última sexta-feira, o atacante só foi anunciado oficialmente pela diretoria na tarde desta segunda, nas redes sociais da Raposa.

PUBLICIDADE

A última partida do atacante foi no dia 17 de maio, quando ainda defendia o Fortaleza, em um triunfo por 4 a 1 contra o Icasa, pela 7ª rodada do Campeonato Cearense. Porém, Wellington nem não teve nenhuma lesão no período longe dos gramados.

PUBLICIDADE

Ele foi afastado do elenco após o técnico Juan Pablo Vojvoda assumir o Fortaleza. Nesse ínterim, o atacante atuou apenas 45 minutos e depois foi escanteado, como se diz na gíria do futebol, pelo treinador argentino.

O Torcedores.com apurou que Wellington Nem chega ao Cruzeiro para um contrato de produtividade até dezembro de 2021. Além disso, o acordo prevê salários de R$ 40 mil e bônus por metas atingidas ao longo do compromisso.

O atacante agora correr contra o tempo para recuperar a forma física até ter condições de estrear pelo Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro. Por conta do período de inatividade, Wellington Nem precisará de até 30 dias para estar 100% fisicamente.

Revelado pelo Fluminense, Wellington Nem surgiu com status de grande promessa do futebol brasileiro. Contudo, ele não se constituiu no jogador que todos esperavam. Afinal, teve passagens apagadas pelo Shakhtar Donestk, São Paulo e Fortaleza.

PUBLICIDADE

Por isso, o Torcedores.com resolveu passar a limpo a carreira do novo contratado do Cruzeiro. Ele, inclusive, chega a Toca da Raposa II indicado por Mozart Santos. Além de melhorar a colocação do time na Série B, o treinador terá a missão de recuperar a carreira do atleta. Confira!

2011 | Figueirense

Cria de Xerém, Wellington Nem foi emprestado ao Figueirense para adquirir experiência. Lá, foi destaque do time catarinense no Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, disputou 30 partidas e marcou 10 gols sob o comando do Tetra Jorginho.

2012 – 2013 | Fluminense

Retornou ao Fluminense a pedido do técnico Abel Braga. O atacante, inclusive, foi fundamental para o time nas conquistas do Campeonato Carioca e do Tetracampeonato Brasileiro. Em 2012, só para exemplificar, disputou 48 jogos e marcou nove gols.

Além disso, ele foi convocado por Mano Menezes para defender a seleção brasileira no Superclássico das Américas contra a Argentina. O Fluminense, aliás, foi a base do time verde amarelo. Além dele, o clube cedeu Diego Cavalieri, Carlinhos, Jean, Thiago Neves e Fred.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, Wellington Nem deixou as Laranjeiras após o time tricolor fracassar na Copa Libertadores da América. A eliminação para o Olímpia, nas quartas de final, acelerou a saída do atleta que era cobiçado pelo Manchester City.

2013 – 2016 | Shakhtar Donestk

Após se destacar pelo Fluminense, Wellington Nem foi negociado com o Shakhtar Donestk. O clube ucraniano pagou R$ 25 milhões para adquirir os direitos econômicos do atleta. Contudo, o atacante não conseguiu deslanchar no Leste Europeu.

Contratado à ‘peso de ouro’, Wellington Nem enfrentou uma série de dificuldades para se adaptar ao novo clube. Apesar de o elenco contar com 11 brasileiros, ele teve dificuldades com o idioma, cultura e temperatura na Ucrânia.

Como se não bastasse, Wellington Nem entrou em rota de colisão com o técnico Mircea Lucescu devido à falta de oportunidades no time titular. Em três anos, ele disputou 51 jogos e marcou nove gols.

PUBLICIDADE

2017 | São Paulo

Foi emprestado ao São Paulo para reconquistar a regularidade que tanto queria. Contudo, o atacante rompeu os ligamentos do joelho direito no fim de julho de 2017. Nesse ínterim, fez um gol com a camisa tricolor, zero assistências e cinco lesões de gravidades diferentes.

Aconteceu de tudo no Tricolor do Morumbi: estiramento na coxa direita, lesão no joelho direito que o obrigou a ser submetido a uma artroscopia, lombalgia, lesão no ombro direito, e por fim, a ruptura nos ligamentos. Ao todo, foram três meses longe dos gramados.

2018 – 2019 | Shakhtar Donestk

Wellington Nem voltou ao clube após a chegada do técnico português Paulo Fonseca. Na sua segunda passagem pelo Shakhtar Donetsk, ele conseguiu emplacar uma boa sequência de jogos. E mostrou que estava livre das seguidas lesões que sofreu no São Paulo.

Apesar das boas atuações, o atacante era considerado ‘negociável’ pela diretoria do clube. Após recusar ofertas do Gent, da Bélgica e Lokomotiv, da Rússia, o atacante pediu para retornar ao futebol brasileiro para defender novamente o Fluminense.

PUBLICIDADE

2019 | Fluminense

O atacante foi uma das primeiras contratações da gestão Mário Bittencourt. Porém, Wellington Nem demorou até conseguir entrar em campo com a camisa tricolor. Afinal, ele estava visivelmente acima do peso e atravessando o seu pior momento técnico.

Apesar disso, o atleta disputou 21 partidas e fez apenas um gol pelo clube. Nesse ínterim, acumulou críticas dos torcedores devido às suas atuações sem brilho. Posteriormente, a diretoria optou em não renovar seu empréstimo junto ao Shakhtar Donetsk.

2020 | Sem clube

Wellington Nem viveu o pior momento da carreira em 2020. Afinal, o Shakhtar Donetsk decidiu não estender seu vínculo devido ao histórico de lesões. Posteriormente, negociou sua transferência para o Coritiba. No entanto, as partes não chegaram a um acordo financeiro.

2021 | Fortaleza 

Foi contratado pelo Fortaleza após pouco mais de um ano longe do gramados. Sua última partida havia sido pelo Fluminense em 84 de dezembro de 2019. Na ocasião, ele atuou 50 minutos na vitória por 2 a 1 sobe o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Apesar disso, o técnico Enderson Moreira bancou sua contratação pelo Leão do Pici. Entretanto, Wellington Nem disputou apenas duas partidas com a camisa tricolor após a chegada do argentino Juan Pablo Vojvoda. 

LEIA MAIS: 

Internacional busca informações sobre salários e prepara oferta por lateral da seleção uruguaia 

Torcida cria ‘Disque Denúncia’ para fiscalizar jogadores do Paysandu 

Afundado em dívidas, Botafogo recusa oferta do Internacional por lateral; saiba os valores!