Home Futebol Eurocopa: Dinamarca goleia País de Gales e avança às quartas de final

Eurocopa: Dinamarca goleia País de Gales e avança às quartas de final

Dinamarca controlou o jogo e goleou País de Gales nas oitavas de final em sua melhor atuação desde a estreia da UEFA Euro 2020

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
País de Gales Wales 0-4 Denmark Dinamarca
UEFA Euro 2020 - Oitavas de Final

Abrindo as oitavas de final da UEFA Euro 2020, a Dinamarca passou por cima de País de Gales na Johan Cruijff Arena e venceu por 3 a 0.

PUBLICIDADE

A seleção de Gales até começou pressionando e conseguiu sete finalizações com 39% de posse, mas acabou sendo dominada pela Dinamarca no primeiro tempo que abriu o placar com ótima jogada individual de Dolberg. Foram quatro finalizações dos dinamarqueses, dois chutes no alvo e 1.20 de xG (expected goals).

No segundo tempo, País de Gales precisava mudar a postura, mas a Dinamarca ampliou a vantagem rapidamente com Dolberg aproveitando a falha defensiva. Depois disso, o jogo foi totalmente administrado pelos dinamarqueses que ampliaram com Maehle e fecharam a goleada com Braithwaite.

PUBLICIDADE

Agora, a Dinamarca espera pelo vencedor do confronto entre Holanda e República Tcheca para disputar o confronto das quartas de final no dia 3 de julho, no Estádio Olímpico de Baku.

Primeiro tempo

A seleção galesa começou tentando pressionar a Dinamarca e chegou bem pela primeira vez aos cinco minutos no cruzamento de James para Mepham dentro da grande área no cabeceio, mas a bola acabou saindo.

Pouco depois, foi a vez dos dinamarqueses tentarem pressionar a saída dos galeses e assumirem o protagonismo do jogo. No erro de Rodon, Larsen fez o cruzamento rasteiro na área mas o desvio mandou a bola para escanteio.

Gales tentou responder novamente aos 10′ com James trabalhando a bola no espaço criado por Bale e passando pela defesa adversária para arriscar um chute frontal. A bola saiu perto da trave esquerda.

PUBLICIDADE

Em mais uma boa chance do primeiro tempo, Delaney fez o cruzamento para Aaron Ramsey que tentou finalizar na área, mas Vestergaard bloqueou o chute e facilitou a defesa de Scmeichel.

A Dinamarca passou a jogar muito mais dentro de seu próprio campo e chegava com perigo nas jogadas de bola parada, mas não conseguia uma grande conclusão. Porém, aos 27′, o gol saiu na jogada individual de Dolberg.

O jovem fez o movimento desde o início da construção para receber de Mepham na esquerda e trazer pelo meio para bater cruzado e acertar o canto esquerdo com bastante precisão.

Os dinamarqueses tiveram mais chances de chegar ao segundo gol pouco depois novamente com Dolberg, que recebeu cruzamento rasteiro de Delaney na pequena área mas não conseguiu finalizar. A jogada foi novamente construída pela esquerda e iniciada por Damsgaard.

PUBLICIDADE

 

Segundo tempo

Gales precisava de uma estratégia mais aprimorada para conseguir equilibrar o jogo, mas Robert Page não contava com a Dinamarca marcando o segundo gol logo na primeira ação ofensiva da segunda etapa.

Em jogada construída no flanco direito, Braithwaite percorreu até a extremidade para cruzar rasteiro na grande área. Williams apareceu para cortar no meio, mas entregou a bola nos pés de Dolberg que não desperdiçou e venceu o goleiro Ward.

Naturalmente, a postura da seleção dinamarquesa acabou sendo modificada para o restante do segundo tempo. Com as entradas de Norgaard e Jensen, a seleção de Kasper Hijulmand passou a atuar no 5-3-2.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, a seleção de Gales optou pelas entradas de Williams e Callum Wilson para tentar aumentar a presença de jogadores na grande área, além de manter mais a posse de bola.

Porém, a seleção de Gales não entrou muito espaço para conclusões efetivas e acabou utilizando muito dos cruzamentos para a grande área vindos principalmente pelo lado esquerdo.

O volante Allen apareceu em duas boas jogadas em curto espaço de tempo. Na primeira, finalizou de meia-lua e mandou por cima após lateral cobrado por Bale. Na segunda, finalizou no funil após jogada pela direita mas isolou.

Neste meio tempo, a Dinamarca quase ampliou para 3-0 no cruzamento de Jensen pelo lado esquerdo da grande área. A bola pegou efeito e quase entrou no ângulo superior do goleiro Danny Ward.

PUBLICIDADE

Os técnicos fizeram alterações para a reta final de jogo. Tyler Roberts e David Brooks entraram nos lugares de Moore e Daniel James no País de Gales, enquanto Boilesen e Andersen entraram nos lugares de Laersen e Kjaer na Dinamarca.

Nesta reta final, País de Gales não conseguiu mais finalizar e ainda viu a Dinamarca chegar mais perto ainda do terceiro. Logo depois de entrar, Cornelius puxou contra-ataque na velocidade e quase passou por quatro jogadores, sendo derrubado apenas na entrada da área.

Depois de pressionar sem grandes dificuldades, a Dinamarca chegou ao terceiro gol. Aos 42′, Maehle recebeu excelente inversão pela direita com absoluta liberdade para invadir a área, dominar, ajeitar e bater no canto.

Ainda houve tempo para Braithwaite fechar a goleada e marcar o quarto gol nos acréscimos. O atacante recebeu de Cornelius e ajeitou na perna esquerda para finalizar no canto e vencer o goleiro Ward.

PUBLICIDADE

 

FICHA TÉCNICA
PAÍS DE GALES 0-4 DINAMARCA

Data: 26/06/2021, 13:00
Estádio: Johan Cruijff Arena (Amsterdan/Holanda)
Árbitro: Daniel Siebert (Alemanha)

Gols: 1T 26′ Dolberg (Dinamarca); 2T 3′ Dolberg (Dinamarca); 2T 42′ Maehle (Dinamarca); 2T 50′ Braithwaite (Dinamarca)

PUBLICIDADE

Substituições – Gales : Neco Williams (Connor Roberts); Harry Wilson (Morrell); Brooks (Daniel James); Tyler Roberts (Moore)

Substituições – Dinamarca :  Norgaard (Damsgaard); Jensen (Delaney); Cornelius (Dolberg); Boilesen (Larsen); Andersen (Kjaer)

País de Gales (4-2-3-1): Danny Ward; Connor Borrts, Chris Mepham, Joe Rodon, BNen Davies; Morrell, Allen; Gareth Bale, Ramsey, Daniel James; Kieffer Moore. Técnico: Robert Page

Dinamarca (3-4-2-1): Kasper Schmeichel; Christensen, Kjaer, Vestergaard; Larsen, Højbjerg, Delaney, Maehle; Braithwaite, Damsgaard; Dolberg. Técnico: Kasper Hjulmand

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

PUBLICIDADE