Copa América? FAQ: Tudo que você precisa saber sobre a competição

Em meio a tantas polêmicas, a famigerada Copa América sediada no Brasil está confirmada.

Murilo Castanho
Jornalista em formação, apaixonado pelo esporte e por boas histórias!

Crédito: Divulgação / Twitter oficial Copa America

Em tempos normais, a competição aconteceria em sede dupla: Argentina e Colômbia. Porém, adiada para esse ano, devido a pandemia de Covid-19, o torneio sul americano foi rejeitado pelos 2 países iniciais. Foi aceito no Brasil e tem início marcado para o dia 13 de Junho e final para o dia 10 de Julho. A realização do campeonato divide opiniões entre todas as partes envolvidas. Confira a seguir um FAQ com tudo que você precisa saber sobre o evento.

Jogadores do Flamengo se apresentam à Seleção Brasileira nesta sexta para Copa América

NÃO A COPA AMÉRICA!

Em primeiro lugar, por causa do agravamento da pandemia no Brasil, prestes a bater a marca de 500 mil mortos, muitas pessoas, inclusive os jogadores da Seleção Brasileira, se colocaram numa posição contrária a realização do evento. Além disso, alguns Estados foram consultados e se recusaram a receber jogos do torneio.

Em segundo lugar, levanta-se outro ponto que pesa contra: o fato da CBF já ter anunciado desde o princípio que os seus campeonatos (Brasileiro e Copa do Brasil) não iriam parar durante a Copa América, mesmo quando não estava marcada para ser jogada no Brasil.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

HÁ QUEM DEFENDA…

Por outro lado, além do presidente da República, alguns ministros, senadores e deputados manifestaram suas posições favoráveis a realização do torneio no Brasil.

Segundo eles, seria incoerente não aceitar a competição sul americana, visto que desde o segundo semestre de 2020, os clubes brasileiros voltaram a entrar em campo para disputar os campeonatos estaduais, nacionais e continentais.

ONDE TEREMOS COPA AMÉRICA?

No Brasil, é claro! Brincadeiras a parte, as sedes escolhidas (ou as que restaram…) foram: Mané Garrincha (Brasília), Nilton Santos (Rio de Janeiro), Arena Pantanal (Cuiabá), Olímpico (Goiânia) e Maracanã (Rio de Janeiro).

COMO SERÁ A DISPUTA?

10 seleções dividas em 2 grupos, avançando os 4 primeiros colocados de cada grupo. Quartas de final, semifinal e final, todas decididas em jogo único.

OS GRUPOS

GRUPO A (ZONA SUL): Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai;

GRUPO B (ZONA NORTE): Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

A MASCOTE

Para finalizar, talvez o que pode ser considerado o melhor ponto dessa história toda é a mascote escolhida. Pibe, o vira-lata que vai representar todos os cachorros que costumam invadir os campos sul americanos vem sendo o único que só recebe comentários positivos quando o assunto é Copa América.

 

LEIA MAIS

SELEÇÃO BRASILEIRA JOGARÁ COPA AMÉRICA COM ELENCO PRINCIPAL

GLOBO PEDE PERDÃO A CONMEBOL