Home Futebol Conheça a luta de um zagueiro da Eurocopa contra a homofobia

Conheça a luta de um zagueiro da Eurocopa contra a homofobia

Mathias Jörgensen, da Dinamarca, faz doações para ONGs, dá declarações em favor da comunidade LGBTQIA+ e já cobrou Associação de Jogadores para ações contra a homofobia

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

Um jogador de futebol pode ser grande sem mesmo entrar em campo. É o caso de Mathias Jörgensen, zagueiro dinamarquês convocado para a Eurocopa 2020. Reserva, “Zanka”, como é conhecido, é reserva e ainda não jogou. O que não o impede de ser um dos maiores atletas da competição.

A grande atuação do defensor, no caso, é fora das quatro linhas. Jörgensen é uma das vozes mais ativas do esporte na causa LGBTQIA+, pelo menos em seu país natal. Presente na seleção dinamarquesa com certa regularidade desde 2008, o zagueiro chamou a atenção por sua militância pela primeira vez em 2016.

Na ocasião o jogador, que hoje atua pelo Fenerbahçe por empréstimo do Copenhage (DIN), auxiliou na produção e envio de uma carta à Associação dos Jogadores de Futebol da Dinamarca cobrando maior atuação na entidade contra a homofobia.

PUBLICIDADE

Jörgensen ajudou a financiar campanha anti-homofobia

O posicionamento do jogador foi decisivo para que os jogadores destinassem cerca de 94 mil dólares para a criação de uma campanha educativa, visando as escolas dinamarquesas. Em entrevista à Reuters em 2017, Jörgensen comentou como enxergava o assunto:

“Nós precisamos envolver a nossa juventude e nossas crianças no assunto. (A homofobia) é um problema crescente, cultural, e que nós não conseguiremos resolver do dia para a noite”, explicou.

A visão de Zanka permanece a mesma. O atleta, afinal, seguiu e ainda segue tratando do tema LGBTQIA+ em entrevistas e fazendo doações a ONGs que atuam na área. Felizmente, ele não está sozinho em sua militância. Na própria Eurocopa, o goleiro Manuel Neuer, da Alemanha, tem jogado com uma braçadeira de arco-íris, que remete, claro, à tradicional bandeira da causa.

LEIA MAIS

Tchaki tchaki! Neymar faz dancinha do Gil do Vigor após ex-BBB sofrer ataque homofóbico; assista

PUBLICIDADE

Eurocopa: atleta é pego com cigarro na boca antes de Polônia x Espanha

Salah faz doação de oxigênio para hospital de sua cidade no Egito