Home Futebol Gigantes da Premier League reconhecem “erro” relacionado à Superliga e desembolsam valor milionário para “selar a paz”

Gigantes da Premier League reconhecem “erro” relacionado à Superliga e desembolsam valor milionário para “selar a paz”

Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham confirmam uma “contribuição” superior a 25 milhões de euros por conta da Superliga Europeia

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

A tentativa de criar a Superliga Europeia segue causando problemas a vários dos clubes envolvidos. Depois de toda polêmica no mundo do futebol, com clubes, atletas, ex-jogadores e torcedores sendo contra, a competição mal saiu do papel. Mas as equipes seguem precisando se explicar e até tomar ações para fugir de punições. Nesta quarta-feira (9), foi a vez da Premier League e FA emitirem um comunicado sobre o ocorrido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme publicado em seu site, as entidades citadas informaram que “os seis clubes envolvidos em propostas para formar a Superliga Europeia reconhecem mais uma vez que suas ações foram um erro“. A nota ainda frisa uma contribuição milionária dos clubes, visando a melhoria do futebol. Por fim, é citado que os clubes entendem que a repetição desse caso pode causar a perda de até 30 pontos nas competições organizadas pela Premier League e FA.

Confira a nota da Premier League / FA na íntegra

Os seis clubes envolvidos nas propostas para formar uma Superliga Europeia reconheceram hoje mais uma vez que as suas ações foram um erro e reafirmaram o seu compromisso com a Premier League e com o futuro do futebol inglês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Eles pediram desculpas de todo o coração aos seus fãs, colegas clubes, à Premier League e à FA.

Como um gesto de boa vontade, os clubes concordaram coletivamente em fazer uma contribuição de £ 22 milhões, que irá para o bem do jogo, incluindo novos investimentos em apoio aos torcedores, futebol de base e programas comunitários.

Além disso, os clubes concordaram em apoiar as mudanças nas regras para que quaisquer ações semelhantes no futuro resultem em uma dedução de 30 pontos.

PUBLICIDADE

Cada um dos seis clubes, nesse caso, também estaria sujeito a uma multa adicional de £ 25 milhões.

PUBLICIDADE

A Premier League e a FA trabalharam em conjunto ao longo deste processo e este acordo conclui ambas as investigações sobre o assunto.

Mais sobre a Superliga Europeia

Ao que tudo indica, dificilmente teremos uma ação parecida com a Superliga, pelo menos nos próximos anos. Isso fica claro pelas punições que alguns clubes foram ameaçados. No caso das equipes da Premier League o anúncio formal, indica que um acordo foi firmado. Pelo menos, de forma informal, já que a possibilidade de punições que poderiam acontecer.

vinculados à Superliga. Mas conforme informações de jornais da Espanha e Itália, a entidade optou pela suspensão desse processo.

Durante a apuração dos fatos, a Uefa chegou até a sinalizar com suspensão de dois anos aos clubes envolvidos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Mercado da Bola 2021: veja as principais transferências no futebol internacional nesta quarta (9)

Eurocopa: foto comprometedora abala ambiente da seleção sueca

Superliga: lenda francesa sai em defesa da competição e detona UEFA

Premier League: empresa “pornográfica” fecha com Norwich e fãs protestam

PUBLICIDADE
Better Collective