Home Outros Esportes Prêmio Jack Adams: Brind’Amour, Evason e Quenneville são os finalistas da premiação

Prêmio Jack Adams: Brind’Amour, Evason e Quenneville são os finalistas da premiação

O Jack Adams Award é entregue ao melhor treinador da temporada da NHL

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

A NHL anunciou nesta sexta-feira (11) os três finalistas do prêmio Jack Adams, ou seja, de melhor técnico da temporada 2020-21 da liga. Rod Brind’Amour (Carolina Hurricanes), Dean Evason (Minnesota Wild) e Joel Quenneville (Florida Panthers) foram os mais votados.

PUBLICIDADE

Os membros da NHL Broadcasters’ Association enviaram as cédulas com os seus votos ao fim da temporada regular, a fim de eleger o vencedor do Jack Adams. Dessa forma, os três mais votados no geral foram os finalistas do prêmio.

A liga vai anunciar os vencedores dos prêmios durante as semifinais e finais da Stanley Cup, com as datas e formato exato a ser divulgado posteriormente.

PUBLICIDADE

Confira como foi a temporada dos times dos treinadores finalistas do prêmio Jack Adams:

Rod Brind’Amour – Carolina Hurricanes

Sob a tutela de Brind’Amour, os Hurricanes terminaram a temporada regular com 36 vitórias, 12 derrotas e oito derrotas na prorrogação, totalizando 80 pontos. Pela primeira vez desde 2006-05, quando os Canes ganham a Stanley Cup, o time conquistou o título de divisão, nesse caso da Central. Além disso, o time foi à pós-temporada nas três temporadas que Rod Brind’Amour comandou a equipe. O Carolina Hurricanes se destacou na defesa assim como no special teams. Os Hurricanes tiveram a quarta defesa com menos gols sofridos (134) e terminaram em segundo lugar no aproveitamento no power play (85,2%) e no matando as penalidades (85,6% no penalty kill).

Brind’Amour tenta ser o primeiro head coach dos Hurricanes a conquistar o prêmio Jack Adams.

Dean Evason – Minnesota Wild

Em sua primeira temporada completa como técnico do Wild, Evason fez com que o time tivesse a melhor porcentagem de pontos da história da franquia (67%). Com campanha 36-15-6, o time de Minnesota terminou na 3ª posição da divisão Oeste, porém ficou atrás das equipes com mais pontos em 2020-21: Vegas Golden Knights e Colorado Avalanche, ambas com 82. O grande destaque do Wild foi ataque: o time teve a oitava melhor média de gols marcados (3,21) e esta por sua vez foi a melhor da história da equipe. Por fim, o Minnesota Wild chegou aos playoffs em sete das últimas oito temporadas.

PUBLICIDADE

Evason é o primeiro treinador do Wild a ser finalista do prêmio Jack Adams, posteriormente à conquista de Jacques Lemaire em 2002-03.

Joel Quenneville – Florida Panthers

Assim como Evason, Quenneville levou os Panthers a terem a melhor porcentagem de pontos da história da franquia (70,5%) e média de gols anotados (3,36) em 2020-21. Curiosamente, as duas melhores temporadas em gols marcados por jogo do Florida Panthers foram as últimas duas, quando Joel Quenneville assumiu o comando da equipe. O Florida terminou 2020-21 com a segunda posição na divisão Central.

Em segundo lugar na história liga no ranking de treinadores com mais vitórias na NHL, Quenneville é finalista pela terceira vez do troféu Jack Adams (e a terceira por um time diferente). Anteriormente, ele foi o ganhador em 1999-00 pelo St. Louis Blues e terminou em segundo pelo Chicago Blackhawks, em 2012-13. Todavia, ele pode ser o primeiro head coach dos Panthers a ganhar o prêmio.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

HART TROPHY: MACKINNON, MATTHEWS E MCDAVID SÃO OS FINALISTAS DO PRÊMIO

NORRIS TROPHY: FOX, HEDMAN, MAKAR SÃO OS FINALISTAS DO PRÊMIO

NHL ANUNCIA GABRIEL, RINNE E SUBBAN COMO OS FINALISTAS DO TROFÉU KING CLANCY