Home Outros Esportes Norris Trophy: Fox, Hedman e Makar são os finalistas do prêmio

Norris Trophy: Fox, Hedman e Makar são os finalistas do prêmio

O troféu Norris é entregue ao melhor defensor da NHL na temporada

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

Nesta quarta-feira (9), a NHL anunciou os três finalistas ao James Norris Trophy, isto é, o prêmio de melhor defensor da temporada da liga. Em 2020-21, os mais votados foram Adam Fox (New York Rangers), Victor Hedman (Tampa Bay Lightning) e Cale Maker (Colorado Avalanche).

PUBLICIDADE

Os membros da Professional Hockey Writers Association enviaram as cédulas ao fim da temporada regular com o objetivo de eleger o ganhador do Norris. Desse modo, os três jogadores mais votados foram os finalistas.

A NHL vai anunciar os vencedores das premiações durante as semifinais ou na final da Stanley Cup, em uma data a ser confirmada posteriormente.

PUBLICIDADE

Confira como foi a temporada 2020-21 dos candidatos ao Troféu Norris:

Adam Fox

Fox, que está em sua segunda temporada na NHL, liderou os defensemen em assistências (42) e ocupou o segundo lugar em pontos (47) e assistências no power play (21). Além disso, o defensor de 23 anos se tornou o primeiro jogador dos Rangers a ser finalista do Norris Trophy desde 1996-97, quando Brian Leetch ganhou o prêmio pela segunda vez (primeiramente, ele ganhou em 1991-92).

Se acaso ganhar nesta temporada, Adam Fox pode ser o quarto Ranger a vencer a premiação: além de Leetch (duas vezes), Harry Howell (1966-67) e Doug Harvey (1961-62) ganharam o Norris pelo time de New York.

Victor Hedman

Hedman ficou entre os melhores defensores em 2020-21 em pontos (3º, 45), assistências (empatado em 5º, com 36) e gols (empatado em 7º, 9). Nesse ínterim, em 54 jogos, Hedman teve média de 0,83 pontos por jogo, a sua 2ª melhor marca na carreira (0,91 em 2016-17). Dentre todos os skaters (atacantes e defensores), o sueco ficou em segundo em assistências no power play (23) e sexto em pontos no power play (24).

PUBLICIDADE

Aos 30 anos, Victor Hedman é finalista ao Norris Trophy pela quinta temporada seguida e tenta a sua segunda conquista. Anteriormente, o defensor do Lightning ganhou em 2017-18.

Cale Makar

Apesar de ter atuado em apenas 44 partidas, o atual vencedor do Calder Trophy terminou em sexto entre os defensemen em pontos (44). A sua média de 1 ponto por partida foi a melhor entre os defensores em 2020-21.

O jovem blueliner, de 22 anos, tenta ser o primeiro vencedor do Norris Trophy pelo Avalanche. Ainda, Makar e Fox buscam ser os primeiros jogadores de defesa a conquistar o prêmio em seu segundo ano na liga desde que Bob Orr atingiu o feito em 1967-68.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

NHL ANUNCIA GABRIEL, RINNE E SUBBAN COMO OS FINALISTAS DO TROFÉU KING CLANCY

CALDER TROPHY: KAPRIZOV, NEDELJKOVIC E ROBERTSON SÃO OS FINALISTAS DO PRÊMIO

TED LINDSAY AWARD: CROSBY, MATTHEWS E MCDAVID SÃO INDICADOS AO PRÊMIO

VASILEVSKIY, GRUBAUER E FLEURY SÃO OS FINALISTAS DO TROFÉU VEZINA

PUBLICIDADE