Hart Trophy: MacKinnon, Matthews e McDavid são os finalistas do prêmio

O troféu Hart é entregue ao jogador mais valioso da temporada da NHL

Luís Martinelli
Jornalista, fã de esportes americanos (NFL, NHL, MLB e NBA), futebol australiano e de fantasy sports. Criador dos @BlogNEJ, @BrasilFooty e @ViciadoFSports

Crédito: Divulgação/NHL

Nesta quinta-feira (10), a NHL anunciou os três finalistas para o Hart Memorial Trophy, isto é, o prêmio de jogador mais valioso da temporada. Em 2020-21, os mais votados foram Nathan MacKinnon (Colorado Avalanche), Auston Matthews (Toronto Maple Leafs) e Connor McDavid (Edmonton Oilers).

Os membros da Professional Hockey Writers Association enviaram as cédulas ao fim da temporada regular com o objetivo de eleger o ganhador do Hart. Desse modo, os três jogadores mais votados foram os finalistas.

A NHL vai anunciar os vencedores das premiações durante as semifinais e na final da Stanley Cup, em uma data e formato a serem confirmados posteriormente.

Confira como foi a temporada 2020-21 dos candidatos ao Troféu Hart:

Nathan MacKinnon

MacKinnon terminou na quarta posição da NHL em média de pontos por jogo 1,35, a sua maior na carreira. Além disso, o center do Avalanche ficou na terceira posição na liga em disparos no gol (206), pontos no power play (25). Ainda, apesar de ter perdido oito partidas na temporada regular, ele ficou em oitavo em pontos (65) e 10º em assistências no power play (17).

Esta é a terceira vez, e a segunda seguida, que Nathan MacKinnon, de 25 anos, é finalista ao Hart Trophy. MacKinnon busca ser o terceiro jogador do Avalanche/Nordiques a vencer a premiação. Anteriormente, Joe Sakic (2000-01) e Peter Forsberg (2002-03) ganharam o Hart.

Auston Matthews

Matthews foi o artilheiro da temporada na NHL, com 41 gols em 52 partidas. Ele tornou-se o primeiro jogador dos Maple Leafs a ganhar o Maurice “Rocket” Richard Trophy, que começou a ser entregue em 1998-99, assim como o primeiro jogador do Toronto a liderar a NHL em gols desde 1945-46 (Gaye Stewart). Além disso, Auston Matthews foi o primeiro colocado da liga em gols da vitória (22) e em disparos no gol (222).

Aos 23 anos, Matthews é o primeiro jogador dos Leafs a ser finalista do Hart Trohpy desde que Doug Gilmour terminou em 2º em 1992-93. E, por fim, ele busca ser o terceiro da franquia a vencer o prêmio, depois de Babe Pratt (1943-44) e Ted Kennedy (1954-55).

Connor McDavid

McDavid teve a maior quantidade de pontos na temporada (105) em 56 partidas, 21 a mais do que o 2º colocado, seu companheiro de Oilers Leon Draistl. Além disso, Connor McDavid liderou a liga em assistências (72), assistências no power play (28) e pontos no power play (37). Surpreendentemente, ele participou em 57,38% dos gols do Edmonton (183, não contando os shootouts), a maior marca da história da NHL em uma temporada. Com 1,88 pontos por jogo, a melhor da liga, McDavid teve a maior média de pontos desde 1995-96, quando Mario Lemieux (Pittsburgh Penguins) teve 2,30 pontos por partida.

Connor McDavid, de 24 anos, conquistou o Hart Trophy em 2016-17 e busca ser o quinto jogador a vencer o prêmio múltiplas vezes antes dos 25 anos, depois de Wayne Gretzky (seis vezes), Bobby Orr (três), Gordie Howe (duas) e Ovechkin (duas).

LEIA MAIS

CALDER TROPHY: KAPRIZOV, NEDELJKOVIC E ROBERTSON SÃO OS FINALISTAS DO PRÊMIO

TED LINDSAY AWARD: CROSBY, MATTHEWS E MCDAVID SÃO INDICADOS AO PRÊMIO

VASILEVSKIY, GRUBAUER E FLEURY SÃO OS FINALISTAS DO TROFÉU VEZINA

NORRIS TROPHY: FOX, HEDMAN E MAKAR SÃO OS FINALISTAS DO PRÊMIO