Home Futebol Uefa comunica o fim do ‘gol fora de casa’ em todas suas competições

Uefa comunica o fim do ‘gol fora de casa’ em todas suas competições

A partir da próxima temporada, todos os torneios organizados pela Uefa não terão mais a regra do gol qualificado

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta quinta-feira (24), a Uefa anunciou uma importante mudança no regulamento das competições organizadas pela entidade. A partir da temporada 2021/22, a regra do ‘gol fora de casa deixará de existir. A informação foi divulgada oficialmente no Twitter nesta manhã.

PUBLICIDADE

“A regra dos gols fora de casa será removida de todas as competições de clubes da Uefa na temporada 2021/22.

Duelos onde as duas equipes marquem o mesmo número de gols nas duas partidas agora terão 15 minutos de prorrogação, e se necessário, decisão nos pênaltis“.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A alteração no regulamento será válida tanto para a Champions League como para a Liga Europa, nas competições masculinas e femininas.

Posicionamento da Uefa

O Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, comentou sobre o fim do gol fora de casa.

A regra dos gols fora de casa tem sido uma parte intrínseca das competições da UEFA desde a sua introdução em 1965. No entanto, a questão da sua abolição foi debatida em várias reuniões da UEFA nos últimos anos. Embora não tenha havido unanimidade de opiniões, muitos treinadores, torcedores e outras partes interessadas do futebol questionaram sua justiça e expressaram sua preferência pela abolição da regra”.

Čeferin acrescentou: “O impacto da regra agora vai contra o seu propósito original, pois, na verdade, agora dissuade as equipes da casa – especialmente na primeira mão – de atacar, porque temem sofrer um gol que daria aos seus adversários uma vantagem crucial . Também se critica a injustiça, principalmente na prorrogação. Isso porque obriga a equipe da casa a fazer dois gols quando o time visitante marcou.

PUBLICIDADE

“É justo dizer que a vantagem de jogar em casa já não é tão significativa como antes”, concluiu o Presidente da UEFA. “Levando em consideração a consistência em toda a Europa em termos de estilos de jogo, e muitos fatores diferentes que levaram ao declínio da vantagem em casa, o Comitê Executivo da UEFA tomou a decisão correta ao adotar a visão de que não é mais apropriado para um gol fora de casa para carregar mais peso do que um marcado em casa.

Pensando em aumentar o ganho esportivo, a entidade optou então por considerar apenas os gols marcados nos confrontos. A expectativa é que as partidas agora sejam disputadas de forma mais aberta. Isso porque  mais importante agora será o saldo de gols, independente de gols sofridos / marcados fora de casa.

LEIA MAIS:

Holanda desafiará UEFA e governo húngaro nas oitavas da Eurocopa

Portugal e França mostram que ainda estão devendo atuações mais consistentes nessa Eurocopa

PUBLICIDADE