O Vasco volta a campo neste domingo (27), às 21h, pela sétima rodada da Série B do Brasileirão, recebendo o Brusque no Estádio São Januário. E para este confronto, o Gigante da Colina reservou uma homenagem à comunidade LGBTQIA+. O clube lançou recentemente uma camisa onde deixa claro sua postura de lutar contra o preconceito. E para reforçar esse posicionamento, a equipe carioca entrará em campo utilizando esta camisa.
O Vasco nasceu como o time de todos, sempre lutou pela inclusão, pelo respeito, pela diversidade e continuará sendo assim. E, como forma de ampliar essa homenagem, o time vai a campo hoje usando-a. 🌈✊🏿💢
📸 Matheus Lima#VascoDaGama #RespeitoEDiversidade #PrideMonth pic.twitter.com/TpOrenREo7
— Vasco da Gama (@VascodaGama) June 27, 2021
👫👭👬✊🌈💢
📸 Rafael Ribeiro/Vasco#VascoDaGama #RespeitoEDiversidade #Pride #PrideMonth pic.twitter.com/jXS0bkUzTA
— Vasco da Gama (@VascodaGama) June 27, 2021
🏟🌈💢
📸 Rafael Ribeiro/Vasco#VascoDaGama #RespeitoEDiversidade #Pride #PrideMonth pic.twitter.com/9BiZBZr8zM
— Vasco da Gama (@VascodaGama) June 27, 2021
Manifesto do Vasco
O Cruzmaltino também divulgou um manifesto sobre esta questão. Confira abaixo:
Movimento contra a homofobia e transfobia no esporte brasileiro
O mundo dos esportes não é um espaço que aceite as mudanças com facilidade e leveza. Pudera: o esporte é um reflexo da sociedade que o rodeia e, portanto, reproduz seus estereótipos e práticas, seus valores e preconceitos. Reproduz, enfim, sua inércia.
Mesmo assim, a sociedade muda. E, como reflexo da sociedade em transformação, o futebol também não se mantem imune às suas mudanças. Mas o esporte tem o dever de ir além: o futebol, particularmente, é uma inspiração comum a diversas gerações e deve fazer parte das transformações sociais, rumo a uma sociedade melhor e mais justa.
A homofobia e a transfobia são alguns dos mais graves problemas do nosso tempo e o esporte ainda é, infelizmente, um de seus espaços de mais forte reprodução. O Vasco da Gama assume para si a responsabilidade de se posicionar diante do tema, sem defender aquilo que é cômodo, mas sim aquilo que é correto. O clube será um parceiro daqueles que lutam contra o preconceito relacionado à orientação sexual ou à identidade de gênero de quem quer que seja.
Estamos conscientes de que uma parte das mudanças acontece dentro de nossos próprios muros. Mas estamos dispostos a nos engajar na construção de um Vasco melhor, que reflita o mundo que queremos ver para o futuro próximo: com respeito e dignidade, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.
Mais informações do Vasco
Com uma campanha irregular na Série B do Brasileirão, o Vasco ocupa a 11ª posição, com sete pontos. Mas uma vitória pode fazer com que o clube se aproxime dos primeiros colocados. Por outro lado, uma derrota ou mesmo empate, fará com que a equipe se mantenha próxima da zona de rebaixamento. Hoje apenas um ponto separa o time do Brasil de Pelotas, 17º colocado.
Para o confronto contra o Brusque, o técnico Marcelo Cabo terá desfalques importantes. Romulo e Vanderlei, com Covid-19, estão em quarentena. Bruno Gomes, suspenso, também não poderá atuar. Por fim, o clube teve que isolar Michel, que foi flagrado em aglomeração e nem treinou com o elenco.
LEIA MAIS:
Vasco x Brusque: Saiba como assistir ao jogo da Série B AO VIVO
Vasco terá mudança no meio-campo para encarar o Brusque; veja a provável escalação

