Copa do Brasil: Os Vexames do São Paulo na competição
Nesta terça-feira (1), o São Paulo foi derrotado por 3 a 2 pelo 4 de Julho do Piauí na sua estreia pela Copa do Brasil. Mas essa não foi a primeira vez que o Tricolor perdeu para um time menor nesta competição
Divulgacao/UOL
Nesta terça-feira, o São Paulo enfrentou o 4 de Julho do Piauí pela terceira fase da Copa do Brasil e foi derrotado por 3 a 2. O resultado gerou vários memes na internet, e até uma carreata na cidade para comemorar a vitória. Mas essa não foi a primeira vez que o Tricolor teve um resultado negativo diante de um clube de menor expressão.
Se tem uma competição que não é favorável ao São Paulo é a Copa do Brasil. Em 2021 o Tricolor está na sua vigésima segunda participação e nunca conseguiu ser campeão. O mais longe que conseguiu chegar foi em 2000 quando foi vice-campeão perdendo a final para o Cruzeiro.
Ao longo da competição o Tricolor coleciona alguns resultados negativos contra times pequenos. Por isso vamos lembrar alguns vexames do São Paulo na Copa do Brasil.
Por isso vamos ver quais são esses resultados!
Os Vexames do São Paulo na Copa do Brasil
Rio Branco 1X0 São Paulo – Oitavas de final, 1993: Começando nossa lista o jogo de ida da edição de 1993 da Copa do Brasil. O então campeão mundial São Paulo não tomou conhecimento do Rio Branco e perdeu o jogo no Acre por 1 a 0. No jogo de volta, o Tricolor se classificou vencendo por 3 a 2.
Comercial 2 X 1 São Paulo – 2ª Fase, 2000: No mesmo ano em que foi vice-campeão, o São Paulo poderia ter se despedido da competição ainda na fase inicial onde perdeu o jogo de ida por 2 a 1. Mas no jogo de volta o tricolor venceu por 3 a 0 e avançou na competição.
Treze 1 X 0 São Paulo – 1ª Fase, 2002: Desta vez logo na primeira fase da competição o Tricolor teve sua classificação ameaçada pelo Treze da Paraíba, mas ao vencer o jogo de volta por 4 a 1 avançou na competição. O São Paulo nesta edição ainda teria trabalho com o então emergente Figueirense perdendo o jogo de ida por 3 a 1, mas no jogo de volta goleou por 6 a 1 e se classificou.
São Raimundo 2 X 0 São Paulo – 1ª Fase, 2003: O Tricolor Paulista não aprendeu a lição no ano anterior, e desta vez perdeu feio no Amazonas para o então difícil time do São Raimundo. Porém no jogo de volta goleou por 6 a 0 e garantiu a classificação.
Conclusão
Como podemos ver, embora o São Paulo tenha um desempenho negativo nos seus primeiros jogos, ele em todas as vezes conseguiu reverter o resultado e se classificar. Isso pode até deixar sua torcida mais tranquila, mas com certeza isso não os livra da zoação das torcidas adversárias.
Ainda poderia destacar a edição de 2011 onde o São Paulo na segunda fase foi derrotado por 1 a 0 para o Santa Cruz que naquele momento estava na série D, passando ao vencer o jogo de volta, vencendo por 2 a 0. E nas quartas-de-final a eliminação para o Avaí por 3 a 1 no jogo de volta não pegou nada bem. Principalmente pelo mesmo ter sido rebaixado como lanterna naquele ano.
Muitos são os fatores que podem ter influenciado nessas derrotas, sejam eles outras competições ou times alternativos. Por isso nenhum destes resultados desmerecem o Tricolor Paulista, principalmente porque em todas as ocasiões ele conseguiu reverter o placar e se classificar.
Denílson é provocado por atletas após derrota do SPFC: ‘Hoje deu 4 de Julho’
Fred pode se tornar o maior artilheiro da história da Copa do Brasil

