Home DESTAQUE Mercado da Bola: confira os campeões da Copa América e da Eurocopa que já trocaram de clube

Mercado da Bola: confira os campeões da Copa América e da Eurocopa que já trocaram de clube

Sete atletas campeões continentais trocaram de clube nesta janela de transferências; outros três são especulados em negociações

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

As grandes competições não são responsáveis somente pela criação de heróis e vilões. Elas também motivam um grande número de negociações, especialmente para os times vencedores. Ao fim da Copa América e da Eurocopa, confira quem dos campeões já mudou de time nesta janela de transferências — e quem ainda pode mudar.

Campeões da Eurocopa e Copa América que trocaram de clube

  • Sergio Agüero
  • Gianluigi Donnarumma
  • Rodrigo De Paul
  • Matteo Pessina
  • Nico González
  • Alessandro Florenzi
  • Juan Musso

Sergio Agüero (Barcelona)

Agüero foi uma das mais significativas mudanças não só no entre os campeões continentais, mas em toda a janela de transferências. O argentino, afinal, encerrou uma passagem de 10 anos no Manchester City, onde se tornou o maior campeão e maior goleador, e por pouco não saiu com um título da Champions League.

Livre no mercado ao fim do seu contrato, não demorou muito para assinar com o Barcelona, antes mesmo do início da Copa América. A possibilidade de jogar com Messi, seu companheiro de ataque na seleção argentina, certamente facilitou a negociação.

PUBLICIDADE

Gianluigi Donnarumma (PSG)

Donnarumma foi outra das grandes negociações do mercado da bola no verão europeu. Considerado como uma enorme promessa, o goleiro saiu absurdamente valorizado da Eurocopa, da qual foi eleito o melhor jogador da competição.

Aos 22 anos, o italiano deixou o Milan no começo de julho e sempre deu a entender que iria para o PSG. A confirmação veio dias depois da conquista do título europeu.

Rodrigo De Paul (Atlético de Madrid)

De Paul foi outro destaque da Argentina da Copa América, mas não necessariamente uma surpresa. Se destacando a pelo menos duas temporadas na Udinese, o meia quase foi para o Leeds United, de Marcelo Bielsa na última temporada. Ao fim do torneio continental, no entanto, foi para o Atlético de Madrid, de Diego Simeone — um dos pupilos de Bielsa.

Nico González (Fiorentina)

Nico González foi titular da seleção argentina em boa parte da Campanha na Copa América. Alto, canhoto e muito disposto, foi usado por Lionel Scaloni como um contraponto tático no trio de ataque formado por ele, Messi e Lautaro Martínez.

PUBLICIDADE

Durante a competição, trocou o Stuttgart, da Alemanha, pela Fiorentina, da Itália, lá será colega de Martínez Quarta, outro campeão sobre o Brasil no Maracanã, além de Castrovilli, vencedor da Euro em Wembley.

Alessandro Florenzi (Roma)

Mais um campeão continental indo para o Campeonato Italiano. No caso de Alessandro Florenzi está mais para voltando. O lateral/volante atuou pelo PSG na última temporada e, apesar de ser titular, não convenceu. Retorna nessa temporada à Roma, aonde foi formado e por quem foi formado — e onde chegou a ser considerado o “substituto” de Daniele De Rossi.

Juan Musso (Atalanta)

Juan Musso não atuou um minuto sequer na Copa América, mas é um campeão, ainda assim. E também conseguiu sua primeira grande transferência, da Udinese para a Atalanta. O argentino, formado no Racing, se transferiu no começo de julho para a Dea pela bagatela de 20 milhões de Euros.

Campeões continentais especulados no mercado da bola

A lista pode ficar maior até o mês de agosto. Nicolò Barella, titular em toda a campanha da Euro, é desejo do Liverpool. Técnico, atlético e versátil, cairia como uma luva no time de Jürgen Klopp. Outro italiano que pode ir para um gigante é Manuel Locatelli, cria do Milan que atua pela Sassuolo e que conta com o interesse da Juventus.

PUBLICIDADE

Andrea Belotti, atacante da Torino, também pode alçar voos maiores. Seu nome é especulado na Juventus, na Roma e em equipes da Premier League. Já Insigne foi mencionado pelo presidente do Barcelona como um atleta de “perfil ideal” para o clube catalão.

LEIA MAIS

Hakimi, Sergio Ramos, Donnarumma: veja as estrelas do PSG para a temporada 2021/22

Finais da Euro e da Copa América reforçam “renascimento” do Campeonato Italiano

Como pentacampeão com o Brasil ajudou goleiro a dar título à Itália na Eurocopa

PUBLICIDADE