Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

CBDG lança projeto para formação de seleção de curling paralímpico: “Juntos pelo Curling”

Com apoio do governo, iniciativa faz parte de um planejamento a longo prazo para o curling para cadeirantes

Flavio Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Flavio Souza / Torcedores.com

Neste sábado (31), foi lançado de forma oficial o projeto “Juntos pelo Curling”. Trata-se de uma parceria envolvendo a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), Arena Ice Brasil, governo de São Paulo e governo federal. A iniciativa visa promover o esporte paralimpíco, com uma seletiva para formar uma equipe brasileira de cadeirantes para disputar o Mundial da categoria em 2026, em Milão.

Para isso, em parceria com a prefeitura de Cubatão, foram convidadas pessoas que se locomovem com cadeira de rodas e que já tenham alguma vivência com o esporte em geral.

Como irá funcionar o “Juntos pelo Curling”?

O projeto faz parte de outras iniciativas que visam permitir atividades esportivas de forma inclusiva, tanto para o público em geral como também pensado no esporte de alto nível.

Em relação ao curling o projeto envolve algumas etapas antes do Mundial de 2026. Para cumprir exigências da Federação Internacional, será necessário criar um Campeonato Brasileiro da modalidade para cadeirantes. Em seguida, uma equipe será selecionada para representar o Brasil no Mundial de 2022, em Pequim.

Scott McMullan, atleta da seleção brasileira de curling, foi o escolhido pela CBDG para ser o responsável pela preparação dos atletas.

Mais informações do curling para cadeirantes

Um fato interessante da modalidade é que ela não demanda aparelhos especiais para ser disputada. Isso porque os atletas disputam usando suas próprias cadeiras de roda, sem necessidade de uma cadeira adaptada.

Outro detalhe é que os competidores contam com um colega de equipe que segura a cadeira de rodas para estabilizar o lançamento. Já as demais regras são as mesmas.

Inclusive, de forma recreativa, é possível disputar partidas envolvendo quaisquer pessoas, sem restrições.

Confira abaixo outras imagens e vídeos do evento de lançamento do projeto “Juntos pelo Curling”

LEIA MAIS:

China lança o selo especial Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Dupla masculina vibra com bronze de Laura e Luisa nas Olimpíadas