Home Futebol Conference League: conheça a nova competição da UEFA

Conference League: conheça a nova competição da UEFA

Torneio será uma espécie de terceiro escalão das competições europeias

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Na terça-feira (6), a também chamada Liga Conferência Europa da UEFA enfim começou a ser disputada. Primeiramente a UEFA buscava um terceiro torneio europeu desde a extinção da Taça Intertoto em 2008.

PUBLICIDADE

Uma década depois, em 2018, a entidade sinalizou positivo para o seu novo torneio, a Conference League que teria início em 2021.

A proposta era gerar mais oportunidades para países europeus com menos poder de investimento no esporte, e outros times que não conseguiram classificação para Champions e Euro League.

PUBLICIDADE

Formato

O torneio contará com quatro fases eliminatórias iniciais, sendo a primeira que já está acontecendo entre times de 26 paises diferentes, e que ocupam o 29º lugar ou mais no ranking de campeonatos da UEFA.

Dessa forma, vamos ter diversos confrontos entre equipes de países com menos expressão como Armênia, Gibraltar e San Marino.

A competição não vai privilegiar apenas as menores forças, todavia, as mesmas vão receber mais oportunidades no começo.

Os campeonatos que ocupam da 17ª até a 28ª colocação no ranking da UEFA, vão contar com três equipes cada.

PUBLICIDADE

Já as que ocupam da 6ª a 16ª colocação, tem direito a duas vagas diretas por clube. Por fim, as chamadas principais ligas da Europa, tem direito a uma vaga direta por edição.

Na segunda fase, os times que forem eliminados nas preliminares da UEFA Champions League, caso do Bodo/Glimt-NOR, entram na disputa da Conference League, os times que estiverem nos campeonatos ranqueados da 6ª até a 16ª na UEFA e que acabaram na segunda melhor colocação entre os clubes que não disputam os principais torneios europeus, além dos remanescentes da primeira fase também jogam.

Diferente de antigamente, o eliminado da Champions nas primeiras fases não disputa a Europa League, e sim o novo torneio.

Por outro lado, na terceira fase entram os times que terminaram na melhor colocação das ligas que ocupam da 6ª até a 16ª colocação do ranking da UEFA, mais os classificados da segunda fase e um eliminado da primeira fase preliminar da Champions.

PUBLICIDADE

Quarta Fase

Após o termino das três fases eliminatórias da Liga Conferência Europa da UEFA, começa um playoff que reúne os quatro times das principais ligas que não se classificaram para as duas maiores competições europeias, mais dez times que caíram na terceira fase preliminar da Liga Europa e outros 32 clubes que avançaram nas três primeiras fases da Conference League.

Fase de Grupos

Completam essa fase: dez times derrotados na quarta fase preliminar da Europa League, e 22 times vencedores da quarta fase da Conference League. Somando 32 times, divididos em oito grupos de quatro times cada.

16-avos-de-final

Nessa fase é mais uma chance para as equipes que foram eliminadas da Europa League, dessa vez os que terminaram na terceira colocação na fase de grupos enfrentam os times que terminarem na segunda colocação da Conference League.

Oitavas de Final

Os classificados do 16-avos-de-final enfrentam os primeiros colocados da fase de grupos da Conference League, e assim o mata-mata continua até a final, sem a entrada de novos clubes.

PUBLICIDADE

Participantes

Além dos clubes menos conhecidos, alguns times de mais nome já estão garantidos na competição: Tottenham-ING, Union Berlim-ALE, Roma-ITA e Rennes-FRA. Lembrando que a Espanha “perdeu” sua equipe classificada que seria o Villarreal, campeão da Euro League 20/21.

Além disso, a Conference League ainda pode ter outras equipes grandes que entrariam depois de uma queda nas primeiras fases da Champions e Euro League.

Caldeirão de repescagem

Esse sem dúvida será o maior torneio da UEFA, pelo menos de clubes participantes. Podemos esperar primordialmente um torneio aberto, com diversas equipes entrando e saindo ao longo do torneio. Ao mesmo tempo, resta saber se atingirá o mesmo sucesso da Taça Intertoto.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Eurocopa: 10 jogadores que se destacaram na competição

Mercado da Bola: destaque da Copa América entra na mira de gigantes europeus