Você sabe quem são os mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio? Conheça Miraitowa e Someity, personagens inspirados no logo da competição, que foram escolhidos por meio de um concurso promovido pelo governo do Japão.
No total, mais de 2 mil desenhos foram submetidos ao concurso, mas os grandes vencedores foram os personagens do artista japonês Ryo Taniguchi. Depois dos três melhores designs serem selecionados pelo comitê das Olimpíadas de Tóquio, foram os alunos das escolas do ensino fundamental do Japão que votaram em Miraitowa e Someity. Os dois vivem no mundo digital e têm diversos superpoderes. Confira abaixo mais informações sobre cada um dos mascotes.
MIRAITOWA
Miraitowa será o mascote dos Jogos Olímpicos. Esse nome é uma combinação das palavras em japonês “futuro” (mirai) e “eternidade” (towa) e, segundo a organização, “foi escolhido para promover um futuro cheio de esperança eterna nos corações das pessoas em todo o mundo”. A personalidade do personagem foi baseada no provérbio japonês: “aprender com o passado e desenvolver novas ideias”. Dessa forma, o mascote foi pensado para representar tanto a tradição, como as inovações, duas características muito fortes do Japão, que possui uma cultura milenar, mas também é um dos países com maior desenvolvimento tecnológico do mundo.
O superpoder de Miraitowa é o teletransporte, então ele pode ir para qualquer lugar do mundo real ou digital em um instante. Além disso, ele é descrito como alegre, extraordinariamente atlético e tem um forte senso de integridade.

Imagem: Divulgação Jogos Olímpicos/Tóquio
SOMEITY
Someity será o mascote oficial dos Jogos Paralímpicos. O nome e a cor rosa da personagem foram inspirados em uma cerejeira chamada someiyoshino, que é bastante comum no Japão. O nome também é uma combinação com a palavra em inglês “so mighty”, que significa “tão poderosa”.
A mascote possui diversos superpoderes, entre eles a telepatia, o poder de voar, a capacidade de mover objetos sem precisar tocá-los e se comunicar com os elementos da natureza. De acordo com a organização, Someity “tem uma presença calma e tranquila, guiada por uma grande força interior, mas pode exibir superpoderes que personificam a tenacidade e a determinação dos atletas paraolímpicos”, mostrando grande força mental e física.

Imagem: Divulgação Jogos Olímpicos/Tóquio
Leia Mais
História dos mascotes olímpicos

