Home Futebol Com a melhor defesa do Brasileirão, Corinthians lidera importante estatística que justifica esse desempenho

Com a melhor defesa do Brasileirão, Corinthians lidera importante estatística que justifica esse desempenho

Após 11 rodadas, Corinthians tem a melhor defesa do Brasileirão. A dificuldade que a equipe impõe aos adversários ajuda a entender esse bom desempenho

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Depois de tropeços no começo do campeonato, Sylvinho vem mostrando que conseguiu arrumar a defesa do Corinthians. Isso porque a equipe sofreu apenas oito gols em 11 partidas, média de 0,72. Um dos números que ajuda a entender isso é relacionado a quantidade de passes que os adversários do Timão precisam trocar para conseguir marcar um gol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme dados do SofaScore, os adversários do Corinthians precisam trocar 879 passes para conseguir superar a meta defendida por Cássio. O número é muito superior ao que o Atlético-MG, um dos que tem a segunda melhor defesa, com nove gols sofridos, por exemplo.

PUBLICIDADE

Os números inclusive ajudam a entender porque Chapecoense, Internacional e Grêmio estão na parte inferior da tabela. Por outro lado, mostra que clubes como o Red Bull Bragantino, Santos e Bahia só estão entre os primeiros colocados graças a sua qualidade ofensiva.

PUBLICIDADE

Mais informações do Corinthians

O Corinthians irá iniciar a 12ª rodada na 12ª posição da tabela. A diferença para o Fortaleza, quarto colocado, é de sete pontos. É a mesma diferença que a equipe tem para o Sport, primeiro na zona de rebaixamento. Dessa forma, o Timão segue em posição intermediária no Brasileirão, algo apontando como o foco do clube.

Mas se a defesa apresenta esse desempenho sólido, o ataque segue decepcionando. Isso porque o Timão marcou apenas oito gols, sendo um dos piores da competição. Aliado a grande quantidade de empates (5 ao todo) ajuda a entender porque a equipe de Sylvinho não está melhor posicionada no campeonato brasileiro.

Inclusive, a chegada de Giuliano e as especulações de mais dois reforços para o setor ofensivo visa justamente dar material para que o Corinthians consiga melhorar os números do seu ataque.

LEIA MAIS:

Giuliano confirmado, ‘chapéu’ em rival e luto no elenco: veja as notícias do Corinthians nesta sexta(16)

PUBLICIDADE

Comentarista vê erro de Paulinho em manter ida ao Grêmio como possibilidade: “Jogador sem ambição”

Better Collective