Home Futebol Campeão com a Itália, Donnarumma nunca perdeu uma disputa de pênaltis na carreira

Campeão com a Itália, Donnarumma nunca perdeu uma disputa de pênaltis na carreira

Eleito melhor goleiro da Euro 2020, Donnarumma venceu todas as suas cinco disputas por penalidades; 2 delas foram em finais

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Gianluigi Donnarumma foi um dos grandes personagens não só da final como de toda a Eurocopa. Não à toa, foi eleito o melhor jogador do torneio. Além de resguardar uma defesa vazada apenas quatro vezes na competição, o goleiro foi o protagonista das penalidades que decidiram a final, agarrando inclusive a última cobrança, aquela que garantiu o título à Itália.

PUBLICIDADE

Além de técnica e talento, foi decisivo para a Azzura o histórico que o ainda jovem jogador tem nessas situações. Ele, afinal, jamais perdeu uma disputa de pênaltis em sua carreira. Profissional desde os 16 anos, em 2015, enfrentou por cinco vezes o temido método de desempate. Saiu vencedor em todas as vezes.

Duas dessas cinco decisões por penalidades se deram na Euro 2020. Além da já mencionada final contra a Inglaterra, Donnarumma foi o goleiro na semifinais, contra a Espanha. Inclusive defendeu a quarta cobrança espanhola, feita por Álvaro Morata, e viu de pertinho Jorginho decidir a classificação italiana na quinta batida.

PUBLICIDADE

As outras três disputas de pênaltis vencidas por Gianluigi Donnarumma foram com o Milan. Uma delas rendeu título, a sua primeira, e outra levou sua equipe à final. A restante foi durante a etapa classificatória da Liga Europa

Disputas de pênalti de Gianluigi Donnarumma

  • 2016: Juventus 0 (4) x (5) 0 Milan – Supercopa da Itália
  • 2018: Lazio 0 (4)  x (5)  0 Milan – Copa da Itália (Semifinal)
  • 2020: Rio Ave-POR 2 (8) x (9) 2 Milan – Liga Europa (Etapa classificatória)
  • 2021: Itália 1 (4) x (2) 1 Espanha – Eurocopa 2020 (Semifinal)
  • 2021: Itália 1 (3) x (2) 1 Inglaterra – Eurocopa 2020 (Final)

LEIA MAIS

Resumão da Eurocopa: memes do 1º dia ao título da Itália

Euro: antes reserva, Chiesa se consolida como herói da Itália

Euro: como a Sampdoria dos anos 90 ajuda a explicar o sucesso da Itália

PUBLICIDADE

Finais da Euro e da Copa América reforçam “renascimento” do Campeonato Italiano