Home Futebol Euro: antes reserva, Chiesa se consolida como herói da Itália

Euro: antes reserva, Chiesa se consolida como herói da Itália

Atacante italiano marcou gol  nas semifinais da Eurocopa 2020 contra a Espanha e se consolidou como o “herói” da Azzura no torneio

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Insigne, Immobile e Berardi. Esse foi o trio de ataque que começou as duas primeiras partidas da Itália na Eurocopa, assim como a das oitavas de final. Nos demais jogos, porém, uma mudança crucial, e, certamente, muito justa: a entrada de Federico Chiesa.

PUBLICIDADE

O atacante, que joga na Juventus por empréstimo da Fiorentina, ocupou o lugar de Berardi, ponta da Sassuolo, nas partidas das quartas de final e das semis, além da terceira rodada da fase de grupos. Essa, porém, com a Azzura já classificada e escalada com o time reserva.

Berardi não teve um mal desemepenho, especialmente na fase de grupos. Mas não teve jeito: Chiesa foi absolutamente decisivo. Foram dele, afinal, os gols da equipe nas oitavas de final e na semifinal da Euro, que a Itália decide neste domingo (11).

PUBLICIDADE

Nas duas oportunidades, Chiesa abriu o placar para seleção italiana. Nas oitavas, foi na prorrogação, abrindo caminho para o gol de Matteo Pessina, 10 minutos depois, que garantiram os italianos nas quartas. Nas semis, o atacante balançou as redes logo no começo do segundo tempo, e em um momento que a equipe sofria pressão da Espanha.

Chiesa só tinha um gol pela Itália

Os tentos, curiosamente, foram apenas os segundo e terceiro gols de Federico Chiesa com a camisa da Itália. O jogador, convocado pela primeira vez para amistosos em 2018, precisou de 18 partidas para anotar seu primeiro tento, na ocasião contra a Armênia, em 2019, justamente nas Eliminatórias para a Euro 2020.

No total, são 29 partidas do atacante pela Azzura, que também distribuiu outras cinco assistências. A 30ª partida já está garantida, na finalíssima da Eurocopa. Será que teremos mais gols?

LEIA MAIS

Euro: Golaço da Itália teve jogada em menos de 15 segundos; assista

PUBLICIDADE

Vilão? Morata perde pênalti, mas faz história pela Espanha na Euro

Euro: Insigne marca golaço de fora da área contra a Bélgica; assista

Euro: Após grande jogo, Itália supera Espanha nos pênaltis e vai à final