Home Mercado da Bola Era Romildo Bolzan Jr terá a quinta troca de técnico em seis anos de gestão; relembre quem passou pelo Grêmio

Era Romildo Bolzan Jr terá a quinta troca de técnico em seis anos de gestão; relembre quem passou pelo Grêmio

Tiago Nunes foi demitido devido à má campanha do time no Campeonato Brasileiro

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A era Romildo Bolzan Júnior no Grêmio tem dois pontos bem marcantes em seis anos de gestão: a quantidade de títulos conquistados e baixa rotatividade de treinadores. Após perder para o Atlético Goianiense pelo Campeonato Brasileiro, o dirigente demitiu Tiago Nunes.

PUBLICIDADE

Agora, ele irá promover somente a quinta troca de técnico desde que assumiu a presidência do Grêmio no fim de 2014. Tiago Nunes não resistiu a má campanha no Brasileirão. Com isso, deixou o clube após 74 dias à frente da equipe tricolor.

Tiago Nunes, nesse ínterim, conquistou o Campeonato Gaúcho com uma arrancada de oito vitórias nos oito primeiros jogos. Mas teve apenas dois resultados positivos nas 12 partidas seguintes. Além disso, fez um bom trabalho na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

Dos quatro técnicos da era Romildo Bolzan Júnior, um foi demitido, outro pediu para sair e dois fizeram um acordo amigável para deixar o Grêmio. Quem mais durou no cargo foi Renato Portaluppi, que ficou quase quatro anos, sendo demitido em abril deste ano. E os outros?

O Torcedores.com listou todos os técnicos que passaram pelo clube nos últimos anos. Além disso, a reportagem levantou os números, desempenho e títulos conquistados durante o período que eles comandaram o Tricolor Imortal. Confira!

Luiz Felipe Scolari

Jogos: 51

Vitórias: 26

PUBLICIDADE

Empates: 12

Derrotas: 13

Aproveitamento: 58%

Felipão retornou ao Grêmio em julho de 2014. Foi o primeiro a trabalho do treinado menos de um mês depois da derrota para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, por 7 a 1. Ele foi demitido por Romildo Bolzan Jr apor conta do início ruim no Campeonato Brasileiro de 2015. Além disso, ele ficou marcado ao perder para o Internacional o título do Campeonato Gaúcho.

PUBLICIDADE

Roger Machado

Jogos: 94

Vitórias: 48

Empates: 22

Derrotas: 24

PUBLICIDADE

Aproveitamento: 58%

Multicampeão como jogador pelo Grêmio, Roger Machado ficou apenas um ano no cargo. Nesse ínterim, o ídolo tricolor levou o time ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2015. Além disso, chegou até as oitavas de final da Copa Libertadores da América de 2016. Contudo, ele entregou o cargo após a equipe acumular maus resultados no Brasileirão.

Renato Portaluppi

Jogos: 308

Vitórias: 161

PUBLICIDADE

Empates: 82

Derrotas: 65

Aproveitamento: 60%

Treinador que mais comandou o Grêmio na história, Renato Portaluppi iniciou a terceira passagem pelo Grêmio em setembro de 2016. Naquele ano, conquistou a Copa do Brasil. No ano seguinte liderou o clube ao tricampeonato da Libertadores, entrando para a história como primeiro brasileiro a vencer o torneio como jogador e técnico. De lá para cá, também foi Tricampeão Gaúcho e ganhou a Recopa Sul-Americana (2018) e o Campeonato Gaúcho (2019). 

PUBLICIDADE

Tiago Nunes

Jogos:20

Vitórias: 10

Empates: 5

Derrotas: 5

PUBLICIDADE

Aproveitamento: 58%

Antes de mais nada, o sucessor de Renato Portaluppi ficou apenas 70 dias à frente do Grêmio. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Gaúcho. Contudo, não resistiu a fraca campanha do time no Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, foram sete jogos, cinco derrotas, dois empates, quatro gols marcados e dez sofridos. A campanha colocou a equipe na lanterna da competição. 

LEIA MAIS: 

Remo volta a conversar com ex-promessa do Vasco e tenta acordo para a sequência da temporada 

Fora dos planos do Sporting, filho de atacante do Tetra procura novo clube para a próxima temporada 

Flamengo: clube do interior de São Paulo deve receber R$ 12,5 milhões com venda de Rodrigo Muniz