Home Futebol Euro: Dinamarca e Espanha não disputarão terceiro lugar; entenda

Euro: Dinamarca e Espanha não disputarão terceiro lugar; entenda

Desde 1980 a Eurocopa não conta com a disputa pelo terceiro lugar; torneio é o único entre os “grandes”

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

Espanha e Dinamarca não conseguiram chegar à final da Euro 2020, mas teriam todo o mérito se o fizessem. Os espanhóis reagiram durante o torneio, fizeram o segundo jogo com o maior número de gols da história da competição e lutaram muito na fase final, emplacando três prorrogações e duas disputas de pênaltis consecutivas.

Os dinamarqueses, por sua vez, representam a melhor história da Eurocopa, recuperando-se não só do enorme susto que foi a parada cardíaca de Christian Eriksen durante a partida da primeira rodada, como da ausência do meia em si, indubitavelmente o melhor jogador da seleção.

Normalmente, Espanha e Dinamarca teriam a oportunidade de disputar o terceiro lugar, uma posição simbólica em um jogo normalmente melancólico, mas honroso ainda assim — mas não na Euro. O torneio continental não faz esse jogo há mais de 40 anos.

PUBLICIDADE

Euro de 1980 “acabou” com a disputa do terceiro lugar

A “culpa” é da disputa do terceiro lugar da Euro de 1980, entre Itália e Tchecoslováquia. Sob baixa audiência e diante de um público ruim (24 mil), as seleções empataram em 1 a 1 e fizeram uma das mais longas disputas de pênaltis da história da competição, que terminou com a vitória tcheca  por 9 a 8.

O jogo foi o estopim de algo que já era observado antes. Em quatro cinco edições anteriores, a média de público foi de seis mil pessoas, com a exceção das 60 mil que foram ver a Inglaterra vencer a URSS em 1968.

Além do baixo interesse, a e Euro de 1980 teve uma mudança de regulamento decisiva para subsequente fim da partida “de consolação”. Naquele ano, o número de equipes na fase final saltou de quatro para oito, só que num formato de dois grupos, que deixava a disputa de terceiro lugar um tanto sem sentido.

A tendência se manteve para a edição de 1984 e, a disputa, então, foi extinta. “Azar” de Espanha e Dinamarca.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Kane marca e pode ser artilheiro do Copa do Mundo e da Euro consecutivamente

Gols contra “superam” Platini na artilharia histórica da Euro

Hakimi, Sergio Ramos, Donnarumma: veja as estrelas do PSG para a temporada 2021/22