Home Redação Torcedores Faculdade de Fisioterapia: o que você precisa saber antes de começar

Faculdade de Fisioterapia: o que você precisa saber antes de começar

Confira tudo o que você precisa saber antes de começar uma faculdade de fisioterapia: como funciona, quanto custa a mensalidade, quais as áreas de atuação e o mercado de trabalho

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

A escolha de uma carreira é uma das opções mais difíceis que fazemos em nossas vidas. Entre vários motivos, um deles é o fato de que ela tem várias “etapas”. Primeiro é preciso encontrar uma área, depois uma profissão, depois um curso e, depois, uma faculdade.

PUBLICIDADE

Mesmo assim, são perfeitamente normais as dúvidas de última hora, como, por exemplo, antes de começar um curso na universidade. Pensando nisso, reunimos todas as informações que você precisa saber antes de começar a faculdade de fisioterapia, um dos mais buscados caminhos profissionais na área da saúde.

Sobre o curso, é importante saber que ele tem duração prevista entre 4 e 5 anos. É o único caminho possível para exercer a profissão, já que o diploma é necessário para o registro no Coffito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

PUBLICIDADE

No decorrer dessa quase meia década, o aluno é preparado para o diagnóstico de toda uma sorte de questões físicas, funcionais e motoras dos pacientes, além de oferecer as ferramentas necessárias para se executar o tratamento de lesões, fraturas, problemas crônicos, entre outros.

Para saber mais sobre o curso de fisioterapia, confira o portal Hora da Facul!

Quanto custa a mensalidade de uma Faculdade de Fisioterapia

Segundo o Censo da Educação Superior, existem 535 faculdades de fisioterapia. A maioria delas, você deve imaginar, são pagas. O valor de suas respectivas mensalidades é bastante variável mas, numa média, custam entre R$ 400 e R$ 1500.

As áreas para um formado na Faculdade de Fisioterapia

O fisioterapeuta formado pode atuar em uma grande variedade de áreas profissionais. Confira algumas das principais:

PUBLICIDADE
  • Fisioterapia em Acupuntura
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Fisioterapia em Osteopatia
  • Fisioterapia em Quiropraxia
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Curso de Fisioterapia promove o cuidado com atenção e sensibilidade

O que faz um fisioterapeuta? Formação, competências e áreas de atuação

Confira as áreas da fisioterapia em alta no mercado

PUBLICIDADE

Quanto ganha um fisioterapeuta esportivo? Confira os valores: