Home Mídia Esportiva Funcionária processa Globo por assédio de comentarista esportivo

Funcionária processa Globo por assédio de comentarista esportivo

Jornalista foi dispensado pela Globo após 20 anos na emissora

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

A Globo está sendo processada por uma ex-funcionária que a acusa de ser conivente com assédio moral que teria sofrido do jornalista Carlos Cereto, que anunciou a saída da emissora nesta quinta-feira (1º). As informações são do jornalista Gabriel Vaquer, do “Notícias da TV“.

PUBLICIDADE

No processo, a ex-funcionária, que não teve o nome revelado por questões de segurança, diz que Cereto a xingava e a fazia dar voltinhas na redação para mostrar seu corpo. Pelo menos três testemunhas confirmam a versão da vítima.

LEIA TAMBÉM: Globo terá concorrente de peso nos direitos dos principais Estaduais em 2022

PUBLICIDADE

Os casos ocorreram entre 2012 e 2015, quando Cereto foi Chefe de Redação do SporTV, canal pago da emissora carioca – entre 2016 e 2021, o jornalista foi comentarista e e apresentação no canal esportivo.

Globo já foi condenada em 1ª instância

Ainda segundo o “Notícias da TV”, que teve acesso aos autos do processo, a TV Globo foi condenada a pagar cinco salários mínimos para a ex-funcionária. Para a juíza Marisa Santos da Costa, o processo comprova a conivência da emissora que nada fez para proteger sua então funcionária do assédio de Carlos Cereto.

“Estabelecidas tais premissas, arbitra-se a indenização no importe correspondente a 5 (cinco) salários da autora a título de reparação pela prática de assédio moral (mobbing) durante a constância do pacto, tendo em vista a situação social e econômica da reclamada”.

Confira o texto de despedida do jornalista ex-Globo na íntegra:

PUBLICIDADE

“Acabou a brincadeira. Depois de 20 anos, o meu ciclo no grupo Globo chegou ao fim. Foram 20 anos de SporTV, nas mais variadas funções, e duas rápidas passagens pela extinta Rádio Globo de São Paulo. No SporTV fiz de tudo um pouco. Fui repórter durante anos, produtor, editor, editor-chefe, chefe de reportagem, chefe de redação, comentarista, apresentador. Participei na linha de frente de grandes coberturas. Viajei, conheci outros países e realizei meus sonhos profissionais. Aprendi a fazer jornalismo esportivo de qualidade e a trabalhar em televisão. Aprendi especialmente com dois grandes profissionais, Marco Mora, ex-diretor de esporte da Globo, que hoje mora no céu e Cleber Machado, a quem considero um amigo querido. Serei eternamente grato aos dois. O SporTV e a TV Globo que conheci não existem mais. Muita coisa mudou. Eu também mudei e continuo em busca de transformações e novos desafios. Agradeço a todos pelo carinho de sempre. Em breve a gente se vê de novo”, publicou Cereto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Carlos Cereto (@carloscereto)

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: