Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Grêmio anuncia a volta de Felipão, informa tempo de contrato e dirigente se empolga: “Vontade juvenil de trabalhar”

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, foi anunciado oficialmente no Grêmio na noite desta quarta-feira

Eduardo Caspary
Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.

Crédito: Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Assim que acabou mais uma derrota do Grêmio no Brasileirão, dessa vez de 2×0 fora para o Palmeiras, o vice de futebol Marcos Herrmann confirmou a informação trabalhada e esperada durante o dia: Luiz Felipe Scolari, o Felipão, está de volta ao clube.

O experiente treinador assinou até dezembro de 2022 e chega com os assistentes Paulo Turra e Carlos Pracidelli. Thiago Gomes, que foi interino contra o Palmeiras, se torna auxiliar permanente da comissão técnica do Grêmio. Já Herrmann detalhou a primeira conversa com Felipão e se mostrou impressionado:

“O Felipe sabe tudo do Grêmio, ele acompanha o dia a dia do Grêmio, quando eu ia falar de um jogador, ele já sabia quem era, como atuava, movimentação. Sabia tudo. Estava absolutamente a par do Grêmio. Com uma vontade juvenil de trabalhar e isso me chamou muito a atenção. Confiança plena de obter bons resultados”, comentou o dirigente.

Confira o anúncio de Felipão:

Felipão dependerá da regularização junto à CBF para fazer a reestreia no sábado, 16h30, diante do Inter, na Arena, pelo Brasileirão. O Grêmio ainda não confirmou data e horário da apresentação do novo técnico.

Sequência do Grêmio:

Grêmio x Inter – Brasileirão – 10/7
LDU x Grêmio – Sul-Americana – 13/7
Fluminense x Grêmio – Brasileirão – 17/7
Grêmio x LDU – Sul-Americana – 20/7
Grêmio x América-MG – Brasileirão – 24/7
Vitória x Grêmio – Copa do Brasil – 28/7
Bragantino x Grêmio – Brasileirão – 31/7
Grêmio x Vitória – Copa do Brasil – 4/8
Grêmio x Chapecoense – Brasileirão – 8/8

O texto do Grêmio sobre o anúncio de Felipão:

O Grêmio anuncia que Luiz Felipe Scolari é o novo comandante técnico do Clube. Multicampeão pelo Tricolor nos anos 90, campeão do mundo com a Seleção Brasileira e campeão nacional em 2018, Felipão retorna à casamata da Arena depois de seis temporadas, para liderar a recuperação gremista no Brasileirão. O técnico assina contrato até dezembro de 2022. Felipe Scolari será acompanhado pelos auxiliares técnicos, Paulo Turra e Carlos Pracidelli, além de Thiago Gomes, como auxiliar permanente. O novo comandante da casamata gremista será apresentado após o treino de sexta-feira. 

Felipão chega ao Grêmio com a identificação construída em um passado vitorioso. Sob seu comando, o time foi bicampeão da Copa do Brasil em 1994, bicampeão da Libertadores em 1995 e bicampeão brasileiro em 1996, além de conquistar a Recopa Sul-Americana no mesmo ano. Depois de conquistar a Copa do Mundo de 2002 e comandar o Brasil na Copa de 2014, o técnico retornou ao Tricolor no mesmo ano, iniciando, em 2015, a construção do time que viria a ser pentacampeão da Copa do Brasil. 

Depois do Grêmio, Luiz Felipe passou duas temporadas na China e voltou, em 2018, ao Palmeiras. Pelo clube paulista foi, novamente, campeão brasileiro. Seu último trabalho foi no Cruzeiro, entre outubro de 2020 e janeiro dessa temporada. 

No total, Felipão soma 364 jogos como técnico gremista, sendo o terceiro treinador com mais partidas na casamata. Até o final do contrato, pode ultrapassar o histórico Foguinho, com 384 e Renato Portaluppi, recordista com 411 partidas.

LEIA MAIS:

Tiago Nunes cita “oportunismo” em pergunta sobre ausência de jovens e não vê falha de Paulo Victor: “Você já foi goleiro?”

Douglas Costa faz a esperada reestreia, pede calma para pegar ritmo e lamenta placar: “Primeiro tempo fomos irreconhecíveis”