Home Futebol Itália vence Inglaterra nos pênaltis e conquista Euro em pleno Wembley

Itália vence Inglaterra nos pênaltis e conquista Euro em pleno Wembley

Itália conseguiu superar a Inglaterra nos pênaltis depois do empate por 1 a 1 e levantou o título da Euro 2020 em pleno Wembley lotado em Londres

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Itália Italy 1(3)-(2)1 England Inglaterra
UEFA Euro 2020 - Final

A Itália superou mais de 60 mil pessoas no Wembley e conquistou o título da Euro 2020 contra a Inglaterra neste domingo (11), vencendo nos pênaltis por 3 a 2 depois de empate no tempo regulamentar.

PUBLICIDADE

Os ingleses estiveram melhores no primeiro tempo com seis finalizações e 65% de posse. A Inglaterra rapidamente abriu o placar e  Luke Shaw marcou o gol mais rápido da história em decisões de Euro.

Entretanto, o segundo tempo foi completamente diferente. Diante de uma Inglaterra mais defensiva, a Itália foi aumentando o volume de jogo e melhorando as finalizações até chegar ao gol de empate com Leonardo Bonucci.

PUBLICIDADE

No restante do jogo, a Itália pressionou mais até a reta final, quando os ingleses voltaram a ter mais posse de bola, mas não colocaram pressão suficiente e a decisão acabou indo para a prorrogação.

Em geral, a Inglaterra controlou mais a posse durante o tempo extra e construiu chances, mas a Itália chegou com perigo nas chances únicas que teve no primeiro e segundo tempo. Ainda assim, não foi suficiente para evitar a primeira decisão da Euro por pênaltis desde 1976.

Os pênaltis foram marcados por diversas alternâncias. A Inglaterra ficou na frente depois que Pickford defendeu o penal de Belotti, mas Rashford perdeu e a Itália empatou com Bernardeschi. No fim, a Inglaterra perdeu dois penais seguidos. Saka parou em Donnarumma e a Itália consagrou-se bicampeã da Euro.

 

PUBLICIDADE

Primeiro tempo

A Inglaterra começou pressionando a saída italiana e conseguiu tomar a bola no início, mas originou escanteio em falha de Maguire no campo defensivo. Foi justamente este lance que deu início ao precoce gol inglês na primeira finalização do jogo.

Logo aos 2′, Gareth Bale contribuiu novamente com mais um tapa sensacional na bola para Luke Shaw receber na direita com liberdade para avançar. Na inversão, Luke Shaw apareceu fazendo a infiltração para matar de primeira e bater, surpreendendo o goleiro Donnarumma.

Depois do gol sofrido, diversos jogadores italianos fizeram gestos de “calma”, diante da euforia da torcida inglesa que explodiu em festa no Wembley. Os italianos tentaram responder aos poucos e aos 8′, Chiesa teve oportunidade de falta perigosa, na entrada da área. Mas a bola acabou desviando na zaga.

Apesar de ter feito o gol mais rápido da história em finais de Euro, a Inglaterra seguiu propondo o jogo, com mais iniciativa no ataque, controle da posse e toques rápidos.

PUBLICIDADE

Aos 14′, Kane deu mais uma ótima enfiada da esquerda para direita e achou Shaw novamente com espaço para avançar e entrar na grande área. Desta vez, a inversão não deu certo pois Mount foi desarmado por Jorginho.

A Itália tentava chegar ao ataque novamente com Bonucci trocando com espaço por Insigne dando o cruzamento para Immobile completar na grande área, mas Harry Maguire fez o corte no momento certo e parou a melhor chance dos italianos aos 18′.

Porém, a situação ficou cada vez mais difícil para a Itália quando Jorginho sentiu dores na perna e acabou recebendo atendimento após choque de joelho com Sterling. O ítalo-brasileiro voltou a campo posteriormente, tentando manter o mesmo ritmo.

Em relação aos primeiros minutos, a intensidade do jogo acabou caindo um pouco com as tentativas italianas sendo barradas na barreira inglesa. Com a bola, a Inglaterra também estava demorando para conseguir manter o mesmo domínio.

PUBLICIDADE

As chances de maior perigo voltaram aos 32′. Jorginho percorreu pelo meio  até a entrada da área e tentou tabelar com Verratti, mas acabou sendo desarmado por Rice. A Inglaterra tentou responder com Kane entregando boa bola para Sterling achar Mount pelo meio da grande área, mas faltou ângulo para o chute e Bonucci cortou em seguida.

Aos 35′, Chiesa foi derrubado por Rice mas conseguiu recuperar-se no lance para correr sozinho e encontrar espaço num chute que passou muito perto do gol. Aos 37′, os ingleses voltaram a incomodar com Luke Shaw passando por Barella na esquerda para cruzar rasteiro na área buscando Mount, mas Bonucci e Emerson cortaram.

Mason Mount também teve oportunidade pelo lado direto na cobrança de falta depois que passou por Chiesa e foi derrubado por Barella, aos 41′. Porém, o chute não foi bom e a bola passou longe do gol.

Encerrando o primeiro tempo, Di Lorenzo avançou pela direita achando Immobile pelo meio que tentou um voleio para surpreender Pickford, mas Stones desviou com categoria e facilitou o trabalho do goleiro inglês.

PUBLICIDADE

 

Segundo tempo

Diferentemente da etapa inicial, a Itália foi amplamente dominante no segundo tempo, muito devido à estratégia de Southgate em apostar no contragolpe fatal para tentar marcar o segundo gol e encaminhar o título. Com isso, a marcação passou a ser em bloco baixo, no 4-4-2, sem adiantar as linhas.

Os italianos finalizaram diversas vezes, mas a primeira chance real de gol foi aos 6′ com Insigne chutando firme a cobrança de falta, em bola que passou perto do gol. Percebendo a mudança de cenário, Mancini chamou Cristante e Berardi nos lugares de Barella e Immobile.

Aos 12′, Chiesa fez a ultrapassagem pela esquerda e cruzou rasteiro para a área. Trippier fez o corte parcial, mas a bola sobrou para Insigne chutar com pouquíssimo ângulo, mas suficiente para testar o goleiro Pickford que desviou.

PUBLICIDADE

No minuto 17′, Chiesa passou por três marcadores e conseguiu abrir espaço para a finalização dentro da grande área, e desta vez, Pickford deve que espalmar. Três minutos depois, a Inglaterra tentou responder com Mount cobrando escanteio e Stones aparecendo no meio, parando em Donnarumma que defendeu.

Enfim, depois de 22 minutos tentando resguardar-se, a Inglaterra não conseguiu segurar mais a pressão. No escanteio de Insigne, a bola foi na cabeça de Verratti dentro da área, bateu em Pickford e voltou, mas Bonucci apareceu sozinho e completou para empatar o jogo.

Southgate tentou responder à pressão italiana com as entradas de Saka e Henderson, buscando uma resposta melhor aos contragolpes. Porém, a Itália ainda teve uma chance extremamente perigosa para conseguir marcar o segundo gol.

Aos 28′, Verratti achou um ótimo passe para Berardi tentar no voleio e surpreender Pickford, que defendeu no susto uma das melhores chances italianas do jogo. Enfim, depois deste lance, a Itália optou também por adotar mais cautela nos minutos finais.

PUBLICIDADE

Boa parte da reta final ficou no meio-campo, com as duas seleções preocupadas mais em priorizar o aspecto defensivo e esperar por um contragolpe fatal. Nos acréscimos,  os ingleses poderiam ter a chance final se Chiellini não tivesse puxado Saka, encerrando o tempo regulamentar com empate.

 

Prorrogação

Mancini fez as alterações padrões no tempo extra com as entradas de Belotti e Locatelli nos lugares de Insigne e Verratti. Apesar disso, a Inglaterra dominou boa parte do primeiro tempo da prorrogação e pressionou mais, chegando com perigo.

Aos 7′, a chance de maior perigo foi no escanteio de Luke Shaw, em bola que sobrou  para Kalvin Phillips fora da grande área, com  tempo e espaço para chutar e Donnarumma ser exigido para salvar a Itália.

PUBLICIDADE

Mesmo sendo pressionada, os italianos executaram a finalização mais perigosa da primeira parte da prorrogação aos 13′. Kyle Walker falhou e Insingne passou com tranquilidade pela esquerda. No cruzamento para a grande área, Bernareschi buscava finalizar de primeira na pequena área à frente de Pickford, mas não foi o suficiente.

Com o apoio da torcida, a Inglaterra tentou manter a intensidade no segundo tempo da prorrogação, mas foi a Itália que chegou com maior perigo aos 2′ com Bernardeschi cobrando falta pelo meio. A bola bateu na barreira, mas a bola voltou e o segundo chute ameaçou o goleiro inglês.

Nos minutos finais da prorrogação, as duas seleções mexeram novamente. Florenzi entrou no lugar de Emerson pela Itália, enquanto Sancho e Rashford entraram nos lugares de Kyle Walker e Henderson pela Inglaterra, mas não tivemos mais chances de gols e a decisão da Euro 2020 foi para a cobrança de pênaltis.

 

PUBLICIDADE

Pênaltis

  • ITA-ING
  1. Berardi (O) // Harry Kane (O)
  2. Belotti (X) // Harry Maguire (O)
  3. Bonucci (O) // Rashford (X)
  4. Bernardeschi (O) // Sancho (X)
  5. Jorginho (X) // Saka (X)

 

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 1-1 INGLATERRA

Data: 11/07/2021, 16:00
Estádio: Wembley
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)

Gols: 1T  2′ Luke Shaw (Inglaterra); 2T  22′ Bonucci (Itália)

PUBLICIDADE

Substituições – Itália: Cristante (Barella); Berardi (Immobile); Bernardeschi (Chiesa); Belotti (Insigne); Locatelli (Verratti)

Substituições – Inglaterra:  Saka (Trippier); Henderson (Rice); Grealish (Mount); Rashford (Henderson); Sancho (Kyle Walker)

Itália (4-3-3): Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Emerson; Barella, Jorginho, Verratti; Chiesa, Immobile, Insigne. Técnico: Roberto Mancini

Inglaterra (3-4-2-1): Pickford; Kyle Walker, John Stones, Maguire; Trippier, Kalvin Phillips, Rice, Luke Shaw; Mason Mount, Sterling; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

PUBLICIDADE