Home Futebol Jardine confirma entrada de Matheus Henrique no time titular contra Arábia em jogo decisivo das Olimpíadas

Jardine confirma entrada de Matheus Henrique no time titular contra Arábia em jogo decisivo das Olimpíadas

Meio-campo será a novidade para o duelo que encerra a participação da seleção brasileira na fase de grupos das Olimpíadas de Tóquio

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Devido a expulsão de Douglas Luiz contra a seleção da Costa do Marfim, André Jardine será obrigado a fazer uma mudança no seu time titular. Em coletiva virtual realizada nesta terça-feira (27), o técnico evitou o suspense e confirmou a entrada de Matheus Henrique. A escolha foi justifica pelo entrosamento prévio com Bruno Guimarães.

PUBLICIDADE

“Está confirmado (entrada de Matheus Henrique) . É um jogador muito importante no processo olímpico. Foi titular em quase todas as convocações e já foi capitão. Muda um pouco a dinâmica, o Douglas Luiz é um jogador mais defensivo. Mas normalmente quando joga o Matheus com o Bruno Guimarães invertemos a função e damos a primeira posição de volante para o Bruno, que joga mais centralizado, mas perto dos zagueiros para fazer a saída de bola. O Matheus vai ser um segundo volante ter alguma liberdade na frente, fazendo a cobertura dos laterais, principalmente do Arana. Ele traz um controle, erra muito pouco passe e tem muitas decisões boas durante o jogo. Sempre jogou em altíssimo nível.”

Manutenção da escalação

Como a seleção não está matematicamente classificada, Jardine admite que teve que mudar seu planejamento inicial. De acordo com o treinador, a ideia era usar o jogo contra a Arábia Saudita para testes. Mas com exceção de Matheus Henrique, a equipe será a mesma das duas primeiras partidas.

PUBLICIDADE

A gente tinha a vontade de chegar neste jogo já classificado. Com certeza, daríamos minutos para outros jogadores. Não conseguimos a vitória num jogo em que trabalhamos com um a menos praticamente o jogo inteiro. Esse resultado nos daria a classificação. Ficou para essa última rodada e, então, seguimos para um outro caminho. Repetir a equipe, ganhar ritmo e entrosamento. Não é 100% da equipe, porque terá a troca do Matheus, mas faremos substituições ao longo do jogo, com experiências, dando minutos para outros jogadores.

Talvez apareça algum tipo de variação tática dentro do jogo, existe essa possibilidade Acabamos indo por esse caminho de dar mais um jogo, já que é uma competição curta e essa é uma equipe nova, com jogadores que estão vindo pela primeira vez. É um caminho que pode nos trazer outro tipo de benefício, que é o de entrosamento maior, já visando as quartas de final.”

Mais informações das Olimpíadas

A seleção comandada por Jardine fará seu terceiro e último jogo da fase de grupos contra a Arábia Saudita nesta quarta-feira (28), às 5h. Com quatro pontos, o Brasil está praticamente classificado. A única possibilidade de não avançar para a próxima fase seria uma derrota para os árabes por três gols e um empate no duelo entre Costa do Marfim e Alemanha. Dessa forma, a seleção canarinho seria ultrapassada pela Costa do Marfim e ficaria atrás da Alemanha pelo saldo de gols.

Mesmo assim, Jardine adota um tom cauteloso. Por conta disso ele irá manter o time titular, ao invés de fazer grandes alterações na escalação. A exceção será a entrada de Matheus Henrique, mas por conta da expulsão de Douglas Luiz na última partida.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Olimpíadas: Brasil se classifica e ‘foge’ dos Estados Unidos no mata-mata

Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo