Home Outros Esportes NHL: Marc-Andre Fleury é trocado dos Golden Knights para os Blackhawks, mas considera aposentadoria

NHL: Marc-Andre Fleury é trocado dos Golden Knights para os Blackhawks, mas considera aposentadoria

O veterano goleiro defendeu os Golden Knights desde a temporada inaugural dos Golden Knights, em 2017-18, e é o atual vencedor do Troféu Vezina

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

O Vegas Golden Knights trocou o goleiro Marc-Andre Fleury para o Chicago Blackhawks nesta terça-feira (27). Na negociação, os Golden Knights receberam o atacante Mikael Hakkarainen.

PUBLICIDADE

Fleury foi eleito o melhor goleiro da temporada 2020-21 e, portanto, vencedor do Troféu Vezina. Só para ilustrar, o Goalie teve 26 vitórias e 10 derrotas nos 36 jogos que esteve no gelo, com porcentagem de defesas de ,928, média de gols cedidos de apenas 1,98 e seis shutouts.

Desde a inauguração dos Golden Knights, o goleiro foi um dos principais jogadores do time. Fleury foi selecionado no Draft de Expansão da franquia, realizado em 2017. Nas quatro temporadas defendendo Vegas, ele participou de 192 jogos, com campanha 117-60-14, ,917 de save percentage e GAA de 2,41. Além disso, o goaltender foi um dos responsáveis por levar a equipe à final da Stanley Cup na primeira temporada. No entanto, Vegas foi derrotado pelo Washington Capitals na decisão.

PUBLICIDADE

Anteriormente, Fleury passou 13 temporadas no Pittsburgh Penguins. Selecionado na 1ª escolha geral do Draft de 2003, o goleiro conquistou três Stanley Cups com a franquia. Por fim, o goaltender é o líder na história dos Penguins em jogos (691), vitórias (375), média de gols sofridos (2,58) e shutouts (44).

Marc-Andre Fleury é o terceiro goleiro com mais vitórias na história da NHL, com 492. Dessa forma, ele fica atrás apenas de Martin Brodeur (691) e Patrick Roy (551).

Rumores de aposentadoria de Marc-Andre Fleury

Posteriormente à divulgação da troca nas redes sociais, surgiram informações de que Fleury poderia se aposentar. Segundo o agente do goleiro, Allan Walsh, o seu cliente discutiria a situação com a família antes de decidir o futuro. De acordo com Walsh, Fleury ouviu sobre a negociação apenas nas redes sociais e não foi comunicado por Vegas antes.

Este será o último ano de contrato de Marc-Andre Fleury. O salário-base dele é de U$ 6 milhões nesta temporada. E, dessa forma, com a troca, o Vegas Golden Knights se livrou de U$ 7 milhões de cap hit.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

NHL anuncia vencedores dos prêmios da temporada 2020/2021

Vasilevskiy, Grubauer e Fleury são os finalistas do Troféu Vezina