Home Outros Esportes Os 5 maiores jejuns de título da NBA

Os 5 maiores jejuns de título da NBA

Com a conquista nesta temporada, o Milwaukee Bucks acabou com uma das maiores secas de título da história da NBA

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

Na última terça-feira (22), o Milwaukee Bucks conquistou o título da temporada 2020-21 da NBA. Dessa forma, o time de Giannis Antetokounmpo acabou com um jejum de 49 anos sem título da liga. Anteriormente, o até então único título dos Bucks foi vencido na temporada de 1971. Na ocasião, liderados por Kareem Abdul-Jabbar, o time do Milwaukee varreu o Baltimore Bullets, atual Washington Wizards, em quatro jogos. Posteriormente, a equipe chegou na decisão em 1973-74, mas foi derrotada pelo Boston Celtics, em sete partidas.

PUBLICIDADE

No entanto, com a vitória nesta edição das NBA Finals, os Bucks acabaram com a quinta maior seca de títulos da história da liga.

Sendo assim, confira abaixo os cinco maiores jejuns de título da NBA.

PUBLICIDADE

5 maiores jejuns de título da NBA

Sacramento Kings: 70 anos

Você sabia que o Sacramento Kings já foi campeão? Pois é. Os Kings venceram na temporada 1950-51. Porém, a equipe não estava na Califórnia, mas em Rochester, no estado de New York. Além disso, a equipe se chamava Rochester Royals naquela época.

Na grande final, os Royals bateram o New York Knicks fazendo 4 a 3 na série. O time de Rochester teve a liderança de Arnie Risen, que teve médias de 21,7 pontos por jogo e 14,3 rebotes contra os Knicks.

Deste então, o Sacramento Kings nunca mais chegou na final da NBA. Consequentemente, a franquia também possui a maior seca idas às Finals atualmente. Por fim, o momento do Sacramento não é muito bom, pois também tem o pior jejum de idas aos playoffs. Os Kings estão há 15 temporadas sem disputar um jogo de postseason.

Atlanta Hawks: 63 anos

Assim como o Sacramento Kings, os Hawks também têm apenas um título na história da franquia. E, curiosamente, o time não era de Atlanta, mas do Missouri e se chamava St. Louis Hawks.

PUBLICIDADE

Na temporada 1957-58, os Hawks bateram o Boston Celtics em seis partidas. Os principais jogadores naquelas finais foram Bob Pettit (29,3 pontos e 17 rebotes) e Cliff Hagan (25,2 pontos e 9,7 rebotes).

Depois do título em 1958, o St. Louis Hawks bateu na trave duas vezes em temporadas seguidas (1960 e 1961). Todavia, a equipe também tem a segunda maior seca de idas à grande decisão da NBA, de 51 temporadas.

Antes de Trae Young levar o Atlanta Hawks nas finais da Conferência Leste, o time estava sem ir à pós-temporada em três anos seguidos.

Phoenix Suns: 53 anos

O Phoenix Suns teve a chance de acabar com o seu jejum de títulos, chegando a liderar as finais da NBA deste ano por 2-0. No entanto, não foram páreos para Giannis e companhia.

PUBLICIDADE

Ao passo que Kings e Hawks conquistaram pelo menos um título, esse não é o caso dos Suns. A equipe começou a disputar a liga em 1968-69 e ainda busca a conquista inédita. A franquia do deserto já disputou três Finals: além de 2021, os Suns perderam em 1976, para o Boston Celtics de Jo Jo White, Dave Cowens e John Havlicek, e, posteriormente, na temporada 1992-93, para o Chicago Bulls de Michael Jordan e Scottie Pippen.

Anteriormente à derrota na decisão deste ano, o Phoenix Suns estava desde 2010-11 sem frequentar a pós-temporada.

Los Angeles Clippers: 51 anos

Assim como o Phoenix Suns, o Los Angeles Clippers nunca conquistou um título da NBA. Entretanto, a equipe estreante em 1970-71, como Buffalo Braves, tem um agravante: os Clippers sequer chegaram na final da liga. Apenas nesta temporada o time de LA chegou mais perto, mas foram derrotados pelo Phoenix Suns por 4 a 2 na decisão do Oeste.

Certamente, o histórico do Los Angeles Clippers é ruim não apenas chegando na decisão de conferência, mas também na pós-temporada como um todo. Os Clippers colecionam recordes negativos. Por exemplo: maior sequência história sem ir aos playoffs (15 temporadas, empatado com os Kings) e a pior sequência sem vencer uma série na história (29 anos). Por fim, antes de 2021, o time ainda tinha o maior período sem ir à final de conferência na liga.

PUBLICIDADE

New York Knicks: 48 anos

Anteriormente, o Milwaukee Bucks ocupava o quinto posto de maiores jejuns de títulos da história da NBA. Todavia, com o título conquistado em 2021, o New York Knicks assume a quinta posição desse seleto ranking. Em contraste com os outros times que já levantaram a taça que estão na lista, Kings e Hawks, os Knicks venceram dois títulos da liga. Nas duas ocasiões, em 1970 e 1973, a equipe de New York bateu o Los Angeles Lakers, por 4 a 3 e 4 a 1, respectivamente. Willis Reed, Dave DeBusschere, Dick Barnett, Walt Frazier, Bill Bradley estiveram presentes nos dois títulos.

Nesse meio tempo, os Knicks perderam a decisão de 1972 para os Lakers em cinco jogos. Posteriormente, a equipe do Madison Square Garden foi derrotado em mais duas NBA Finals: 1994, para o Houston Rockets, e 1999, para o San Antonio Spurs.

Antes de serem eliminados na 1ª rodada da pós-temporada deste ano para o Atlanta Hawks, os Knicks ficaram sete anos sem ir aos playoffs.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Com 50 pontos de Antetokounmpo, Milwaukee Bucks vence Phoenix Suns no jogo 6 e conquista o título da NBA 2020-21

Suns buscará seu primeiro título na NBA; veja como foram as finais anteriores