Home Esportes Olímpicos Olimpíada de Tóquio: Veja como foi a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos

Olimpíada de Tóquio: Veja como foi a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos

A abertura destacou as dificuldades e a superação de atletas e do país para fazer as Olímpiadas de Tóquio um evento possível

Wagner Moreira
Formado em audiovisual, jornalista e analista de mídia. Sou apaixonado por futebol, basquete e automobilismo. Comecei minha carreira escrevendo sobre música e cobrindo eventos culturais, o torcedores.com é a possibilidade de falar sobre os esportes que cresci assistindo e que fazem parte da minha vida.
PUBLICIDADE

Foram cinco anos de espera e incertezas, a Tóquio 2020 acontece com um ano de atraso por conta da pandemia de Covid-19.

O cenário foi diferente do que estamos acostumados, o Estádio Olímpico de Tóquio com poucos convidados, sem a interação dos torcedores com atletas, enquanto as bandeiras desfilam pelo estádio.

PUBLICIDADE

Apesar das peculiaridades, a Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi bonita, com tradições, belas mensagens e emoção.

Desfile das bandeiras

As delegações foram organizadas de acordo com o alfabeto japonês, fora dessa ordem ficou a Grécia, que por tradição sempre abre os desfiles olímpicos.

Na placa de identificação das delegações, balões de dialogo lembravam quadrinhos e as músicas, jogos de vídeo game.

Assim como na Rio2016, a delegação de atletas refugiados participa dos jogos e estiveram na abertura.

PUBLICIDADE

Trajes típicos, como o da Angola, também deram um brilho especial a cerimônia.

Punida por escândalos de doping sistemático, os atletas russos não vão competir com bandeira e nem mesmo com execução do hino do país durante os jogos.

A sigla ROC(Comitê Olímpico Russo) representou os atletas.

A vez do Brasil nas Olimpíadas

O Brasil não pôde estar no Estádio Olímpico com uma delegação grande e animada como de costume, mas nem por isso o momento deixou de ser especial.

PUBLICIDADE

Bruninho, ouro e prata olímpico do Vôlei e Ketleyn Quadros, bronze no Judô, foram nossos porta-bandeira, Ketleyn foi a primeira mulher negra carregando a bandeira do Brasil na abertura das Olimpíadas.

Os brasileiros foram a 151ª delegação a ser apresentada.

Últimas Delegações

Os Estados Unidos vieram com uma delegação grande para a cerimônia, ao contrário do Brasil, muitos atletas americanos participaram da abertura.

PUBLICIDADE

A França foi a penúltima delegação a passar pelo estádio, Paris será sede dos próximos jogos em 2024. O desfile terminou com o anfitrião Japão.

Final da Cerimônia de Abertura

Drones trouxeram o símbolo das Olímpiadas e a imagem do Globo no céu acima do Estádio Olímpico, com a trilha de Imagine de John Lennon.

Thomas Bach, presidente do COI e a Presidente do Comitê Olímpico Japonês, Seiko Hashimoto, discursaram para abrir os jogos.

Ao invés de pombas, origamis voaram sobre o estádio, com um vídeo posteriormente mostrando símbolos de cada esporte.

A cidade de Tóquio e o caminho da Tocha Olímpica também foram apresentadas em vídeos.

PUBLICIDADE

A Pira Olímpica

O revezamento no estádio envolveu atletas, ex-atletas, médicos, enfermeiros, crianças e terminou com a tenista Naomi Osaka, a atleta filha de pai haitiano e mãe japonesa, com posicionamentos fortes e importantes em questões fundamentais, uma escolha especial para um momento histórico.

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Abertura da Olimpíada de Tóquio: Bruninho e Ketleyn representam o Brasil e sambam durante o desfile

Olimpíada de Tóquio: trilha da cerimônia de abertura teve com músicas de videogame; confira a playlist