Home Futebol Olimpíadas: 7 esportes em que o Brasil nunca conseguiu medalha

Olimpíadas: 7 esportes em que o Brasil nunca conseguiu medalha

De handebol ao tênis, confira alguns dos esportes em que os brasileiros jamais subiram ao pódio do Jogos Olímpicos

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Com as Olimpíadas chegando,  a hora é de contabilizar as chances que o Brasil tem de conquistar medalha. O país é favorito a conquistas em muitos esportes, como futebol, vôlei, vôlei de praia, judô, canoagem, natação e outros.

PUBLICIDADE

Mas dos vários esportes que compõem o programa olímpico de Tóquio, alguns nunca tiveram a bandeira brasileira no pódio. Alguns os quais o país poderia ter ido bem em algumas competições e outros em que não tem a força de outras nações rivais. É isto que o Torcedores irá mostrar com sete modalidades em que o Brasil nunca comemorou uma medalha sequer.

Handebol

PUBLICIDADE

O esporte chegou a virar uma febre com a conquista do Mundial Feminino pela seleção brasileira em 2013, na Sérvia, com direito a documentário e tudo. No entanto, nas Olimpíadas do Rio-2016, a equipe feminina brasileira terminou o grupo como líder, mas foi eliminada nas quartas pela Holanda. No Masculino, a melhor participação foi o sétimo lugar em 2016.

Tênis

Gustavo Kuerten sequer chegou a disputar medalha e, quando Maria Esther Bueno reinava, o tênis não era esporte olímpico. Coube a Fernando Meligeni ser o homem do ‘quase’ para os tenistas do Brasil em Jogos Olímpicos, ao perder a decisão do bronze em Atlanta-1996 para o indiano Leander Paes, especialista nas duplas.

Tênis de mesa

PUBLICIDADE

Hugo Hoyama foi a quatro Olimpíadas e conquistou apenas no nono lugar em Atlanta-96. Hugo Calderano é um dos melhores mesatenistas do mundo e ainda busca sua chance de ser medalhista. A certa tradição brasileira no esporte dá chances de que alguém futuramente possa quebrar tal marca incômoda.

Luta Olímpica/Greco-Romana

A pátria do MMA tem certa tradição em esportes de luta, com medalhas no judô, boxe e tae-kwon-do (além de possiblidades no caratê). Mas nas modalidades do wrestling, o Brasil não tem a mesma tradição de países como Rússia, Cuba, Estados Unidos e outros. E ainda não teve a alegria do pódio.

Triatlo

PUBLICIDADE

Para quem assiste (ou assistia) o Esporte Espetacular, da Globo, deve se lembrar das diversas provas da modalidade, que inclui natação em mar aberto, ciclismo e corrida. Apesar do Brasil ter grande potencial pelas muitas competições repercutidas na TV (e por ter condições para isto), nunca teve sucesso olímpico na modalidade,.

Remo

Em que pese que muitos times de futebol tenham suas origens no remo, o esporte nunca deu grande sucesso em Olimpíadas para o Brasil. Em 1924, os irmãos Carlos e Edmundo Castelo Branco ficaram no quarto lugar na prova do duplo skiff. Isso se inscrevendo por conta própria,  permitido pelas regras dos Jogos da época.

Ciclismo

PUBLICIDADE

O Brasil sempre gostou de bicicletas, ainda mais agora com temas de mobilidade e sustentabilidade em voga. Mas, esportivamente, o ciclismo, apesar do apelo recente em termos esportivos, nunca foi um esporte em que o Brasil teve sucesso. Tanto nas provas de pista quanto de estrada, mountain bike e BMX.

LEIA MAIS

Olimpíadas: quantas medalhas o Brasil já conquistou na história do evento?

Olimpíadas: Chances de medalhas do Brasil

PUBLICIDADE