Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Olimpíadas de Tóquio: 5 curiosidades sobre o vôlei que você precisa saber

As Olimpíadas começam para o Brasil no vôlei hoje, 23, às 23h05 contra a Tunísia. Para ficar por dentro da modalidade, confira 5 curiosidades que vão te surpreender

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

Crédito: Ezra Shaw/ Getty Images

O vôlei teve sua primeira aparição nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964, e foi vencido pelo Japão, na competição feminina e pela União Soviética, no masculino. Porém, a modalidade deixou os Jogos na edição seguinte, do México, em 1968. Após muitos movimentos para a volta do esporte, no torneio, ele voltou a fazer parte do leque de esportes disputados nos Jogos Olímpicos e nunca mais saiu.

Para as Olimpíadas de Tóquio de 2020, os grupos foram formados com base no ranking mundial de setembro de 2019, logo após a Liga das Nações.  Torneio que, no masculino, foi vencido pelo atual campeão olímpico da modalidade no Rio 2016: o Brasil.

Ainda, o Torcedores.com listou algumas curiosidades para que você acompanhe o voleibol masculino e feminino da maneira que mais gostamos: totalmente informado.

Curiosidades sobre o vôlei nas Olimpíadas

– O vôlei é o esporte coletivo que o Brasil mais levou medalhas olímpicas para casa. Com 10 no total, a primeira surgiu em Los Angeles, 1984, onde a seleção masculina conseguiu a prata, ao ser derrotado por 3 a 0 para os Estados Unidos. Já o primeiro ouro veio oito anos depois, nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, ao vencer os Países Baixos por, também, 3 a 0.

Embed from Getty Images

– A equipe masculina chegou à final em todas as edições entre Atenas 2004 e Rio 2016. E levaram dois ouros (em Atenas, 2004 e Rio, 2016), além de duas medalhas de prata.

Embed from Getty Images

– Fofão é a mulher do Comitê Olímpico Brasileiro com mais medalhas, entre todos os esportes. Ela levou um ouro em Pequim, 2008 e dois bronzes (Atlanta 1996 e Sydney 2000).

Embed from Getty Images

– O Brasil é o único país que participou de todas as Olimpíadas na modalidade do vôlei.

Embed from Getty Images

– 9 atletas do vôlei estão na lista dos 13 brasileiros que já conquistaram 2 medalhas de ouro em Olimpíadas: Fabiana, Thaísa, Paula Pequeno, Sheilla, Fabi Alvim  e Jaqueline venceram nos Jogos de Pequim 2008 e em Londres 2012. Além disso, Giovane e Maurício venceram nas Olimpíadas de Barcelona 1992 e Atenas 2004. Serginho, líbero e ícone da seleção masculina, foi campeão no torneio de Atlanta, em 2004 e no Rio 2016.

Embed from Getty Images

 

LEIA MAIS

Brisbane vai receber os Jogos Olímpicos de 2032; veja detalhes

Jogos Olímpicos de Tóquio: curiosidades sobre o futebol que você precisa saber