Home Futebol Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Enderson Moreira, novo técnico do Botafogo

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Enderson Moreira, novo técnico do Botafogo

Enderson Moreira é o segundo técnico a passar pelo clube nesta temporada

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Botafogo tem um novo técnico para tentar estancar a crise causada pelos maus resultados na Série B do Campeonato Brasileiro: Enderson Moreira. Ele chega ao clube após acumular passagens por 12 clubes do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

Desde a saída de Marcelo Chamusca, a diretoria alvinegra buscava a contratação de um treinador com experiência. A princípio, Lisca e Vanderlei Luxemburgo eram os favoritos. Entretanto, o clube fracassou nas negociações. Dessa forma, ele chegou a General Severiano para reconduzir o Botafogo a elite do futebol nacional.

Antes de fechar com Enderson Moreira, outros nomes foram cogitados pela diretoria alvinegra. Nesse ínterim, Eduardo Baptista e Felipe Surian foram contatados. No entanto, rejeitaram o convite do clube. Por outro lado, outros profissionais foram oferecidos ao clube por empresários e intermediários da bola.

PUBLICIDADE

A princípio, os veteranos Jorge Fossati, ex-Internacional e Marcelo Oliveira, ex-Cruzeiro foram lembrados internamente. Entretanto, os nomes não foram bem aceitos por alguns dirigentes. Até Joel Santana, que está aposentado, ‘cavou’ para o comandar o time na Série B.

Apesar da mobilização dos torcedores nas redes sociais, ‘Papai Joel’ sequer foi cogitado pelo presidente Durcesio Mello para comandar o Botafogo. O curioso é que em nenhum momento Enderson Moreira figurou entre as principais opções do mandatário alvinegro.

Aos 49 anos, o treinador, que é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, comandou o Ipatinga, Internacional, Fluminense, Goiás, Grêmio, Santos, Athletico-PR, América-MG, Bahia, Ceará, Cruzeiro e Fortaleza.

Esquema tático

À primeira vista, Enderson Moreira costuma ser discreto à beira do campo e evita entrar em rota de colisão com a arbitragem. Além disso, tem o hábito de ser ‘direto e reto’ nas conversas com seus jogadores. Ele tem o perfil estudioso e gosta de focar seus treinamentos na parte tática.

PUBLICIDADE

O treinador é adepto do 4-2-3-1, com dois pontas velocistas e um centroavante fixo na área. Seu sistema de jogo pode ser fundamental para fazer Rafael Moura, principal contratação do clube na temporada, deslanchar com a camisa alvinegra. Por outro lado, também gosta de utilizar os esquemas 4-3-3, 3-4-3 e 3-5-2.

À primeira vista, Enderson Moreira gosta de equipes compactas, reduzindo o espaço quando o adversário tem a posse de bola e não abre mão de um sistema defensivo sólido. Em 2017, só para exemplificar, o América-MG teve a melhor defesa da Série B do Brasileirão.

Desempenho em outros clubes

O Torcedores.com listou os principais trabalhos de Enderson Moreira. A princípio, a reportagem levou em consideração as passagens do treinador por clubes como Fortaleza, Goiás, Cruzeiro, Ceará, Bahia, América-MG, Fluminense, Santos e Grêmio. Confira!

Fluminense

Jogos: 38

PUBLICIDADE

Vitórias: 18

Empates: 18

Derrotas: 14

Aproveitamento: 52%

PUBLICIDADE

Em 2011, Enderson Moreira foi contratado para integrar a comissão técnica permanente do Fluminense. No entanto, comandou a equipe interinamente na Copa Libertadores da América até a chegada de Abel Braga. Quatro anos depois, ele retornou ao clube para a disputa do Campeonato Brasileiro. Posteriormente, foi demitido devido aos maus resultados na competição.

Goiás

Jogos: 188

Vitórias: 98

Empates: 45

PUBLICIDADE

Derrotas: 45

Aproveitamento: 60%

Enderson Moreira teve três passagens pelo Goiás. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Goiano (2012, 2013 e 2016) e a Série B do Campeonato Brasileiro (2012). É, portanto, o trabalho mais vitorioso da sua carreira. Posteriormente, o treinador retornou ao clube em 2020. Contudo, foi demitido após 10 jogos sem conseguir nenhuma vitória no Brasileirão.

Grêmio

Jogos: 35

PUBLICIDADE

Vitórias: 19

Derrotas: 9

Empates: 7

Aproveitamento: 62%

PUBLICIDADE

Após deixar o Goiás em 2013, Enderson Moreira foi contratado para substituir Renato Gaúcho no Grêmio. Ele ficou sete meses no cargo. Sem nunca convencer a diretoria e a torcida tricolor, o treinador foi demitido após uma sequência de resultados negativos na Série A do Campeonato Brasileiro.

Santos

Jogos: 30

Vitórias: 16

Empates: 5

PUBLICIDADE

Derrotas: 9

Aproveitamento: 58%

Enderson Moreira assumiu o comando do Santos em setembro de 2014. A princípio, seu vínculo com clube ia até dezembro de 2015. No entanto, rompeu o acordo após entrar em rota de colisão com o então presidente Modesto Roma Júnior. Afinal, o treinador ficou insatisfeito com os pedidos negados para reforçar o elenco.

América-MG

Jogos: 111

PUBLICIDADE

Vitórias: 43

Empates: 32

Derrotas:36

Aproveitamento: 48%

PUBLICIDADE

Foi o trabalho mais longevo de Enderson Moreira. Ele ficou à frente da equipe por duas temporadas. Nesse ínterim, conduziu o América-MG ao título da Série B do Campeonato Brasileiro. Entretanto, ele pediu demissão do clube mineiro para assumir o Bahia em meio à disputa da Série A do Brasileirão.

Bahia

Jogos: 59

Vitórias: 22

Empates: 19

PUBLICIDADE

Derrotas: 18

Aproveitamento: 48%

Enderson Moreira chegou cercado de expectativas ao Bahia. Afinal, ele fez bons trabalhos quando comandou o Goiás e América-MG. Porém, o treinador ficou apenas nove meses à frente do Tricolor de Aço. Em 2019, foi demitido do clube após eliminação precoce na Copa do Nordeste.

Ceará

Jogos: 32

PUBLICIDADE

Vitórias: 12

Empates: 9

Derrotas: 11

Aproveitamento: 46%

PUBLICIDADE

Teve duas conturbadas passagens pelo Ceará. Em 2019, foi contratado para o lugar de Lisca. Porém, acabou sendo demitido após um jejum de oito jogos sem vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, ele retornou ao clube para o lugar de Argel Fuchs. Posteriormente, pediu demissão para comandar o Cruzeiro.

Cruzeiro

Jogos: 12

Vitórias: 6

Empates: 3

PUBLICIDADE

Derrotas: 3

Aproveitamento: 58%

Chegou com a missão de comandar o Cruzeiro na Série B do Brasileirão. Porém, teve seu trabalho interrompido por pressão do principal patrocinador do clube. O empresário Pedro Lourenço, patrocinador da equipe, disse que tiraria a marca dos Supermercados BH se o treinador não fosse demitido. Após seis jogos sem vitórias, ele ‘rodou’ do clube mineiro.

Fortaleza

Jogos: 23

PUBLICIDADE

Vitórias: 12

Empates: 4

Derrotas: 7

Aproveitamento: 57%

PUBLICIDADE

Antes de assumir o Botafogo, Enderson Moreira teve breve passagem pelo Fortaleza. Foi segundo treinador após o fim da ‘era’ Rogério Ceni no Tricolor de Aço. Porém, ele não conseguiu emplacar um trabalho convincente e acabou sendo demitido após o time ser eliminado na semifinal da Copa do Nordeste.

LEIA MAIS:

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Lisca, novo técnico do Vasco 

Lucas Pratto no Atlético-MG? O que nós sabemos sobre o interesse do clube no ex-jogador do River Plate 

Paysandu desiste de contratar Bruno César e encerra negociação com ex-Vasco, Corinthians e Palmeiras