Home Futebol Sancho, Rashford e Saka são vítimas de racismo nas redes sociais após final da Eurocopa

Sancho, Rashford e Saka são vítimas de racismo nas redes sociais após final da Eurocopa

UEFA, FA e prefeito de Londres prestam apoio aos jovens jogadores ingleses, que foram vices campeões da Eurocopa

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

A Inglaterrra perdeu a final da Eurocopa nos pênaltis para a Itália neste domingo (11), em Wembley. Os jovens Jadon Sancho, Marcus Rashford e Saka foram alvos de comentários racistas após o jogo. Eles erraram no momento das penalidades e receberam insultos nas redes sociais de diversos perfis.

PUBLICIDADE

De imediato, a UEFA, a FA (Federação Inglesa) e o prefeito de Londres, Sadiq Khan, manifestaram apoio aos três jogadores. Além do mais, a entidade inglesa disse que irá lutar pela punição dos criminosos.

“A FA condena fortemente todas as formas de discriminação e está chocada com o racismo online que tem se dirigido a alguns de nossos jogadores da Inglaterra nas redes sociais. Não poderíamos deixar mais claro que alguém por trás de tal comportamento nojento não é bem-vindo na torcida da equipe. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar os jogadores afetados e, ao mesmo tempo, pedir as punições mais duras possíveis para todos os responsáveis”, diz a entidade em nota.

PUBLICIDADE

Rashford e Sancho, do Manchester United, têm 23 e 21 anos, enquanto Saka, do Arsenal, está com 19. Eles entraram ao longo da partida, sendo os dois primeiros citados apenas no finalzinho da prorrogação. As mensagens dos criminosos virtuais continha emojis de macacos, bananas e outos tipos de comentários.

“Não há lugar para racismo no futebol ou em qualquer outro lugar. Os responsáveis pelo nojento abuso online que vimos devem ser responsabilizados”, disse o prefeito de Londres.

“A UEFA condena veementemente o nojento abuso racista dirigido a vários jogadores ingleses nas redes sociais após a final do EURO, que não tem lugar no futebol ou na sociedade. Apoiamos os jogadores e o apelo da FA Inglesa às punições mais fortes possíveis. #EqualGame#Respect”, postou a principal entidade esportiva da Europa.

A Itália se tornou bicampeã da Eurocopa após campanha histórica. A Inglaterra chegou pela primeira vez na final da competição e também fez história.

PUBLICIDADE

Confira apenas uma das imagens dos vários comentários racistas:

Comentários racistas no Instagram de Saka — Foto: Reprodução/Instagram

LEIA MAIS:

Jorginho é o décimo jogador a vencer Eurocopa e Champions League no mesmo ano

PUBLICIDADE