Home Extra Atlético-MG empata com Fluminense e aumenta vantagem no Brasileirão

Atlético-MG empata com Fluminense e aumenta vantagem no Brasileirão

Atlético-MG conseguiu empatar fora de casa contra o Fluminense no final do jogo e aumentou a vantagem sobre o Palmeiras na liderança do Brasileirão

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Fluminense Fluminense 1-1 Atlético Mineiro Atlético-MG
Brasileirão 2021 - 17ª Rodada

O Atlético-MG saiu atrás, mas buscou empate diante do Fluminense em São Januário nesta segunda-feira (23) por 1 a 1, fechando a 17ª rodada do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Os primeiros minutos ficaram marcados pelo equilíbrio com chances para as duas equipes, mas o Fluminense conseguiu sair em vantagem com gol de Fred, terceiro maior artilheiro da história do Brasileirão. O Galo foi ganhando espaço depois do gol sofrido e chegou perto de empatar.

Depois de ter lidado com dificuldades para finalizar no primeiro tempo, o Atlético-MG pressionou bastante e foi dominante no segundo tempo com duas bolas na trave. A pressão deu certo e o Galo conseguiu arrancar o empate com Guilherme Sasha no final do jogo.

PUBLICIDADE

Com o empate, o Atlético-MG aumentou a vantagem na liderança sobre o Palmeiras e o Fortaleza chegando à 38 pontos contra 32pts de ambos. O Fluminense foi para 18 pontos, em 16º lugar.

As duas equipes voltarão a se enfrentar na próxima quinta-feira (26), no jogo de ida pelo confronto válido pelas quartas de final da Copa do Brasil no Maracanã. Pela 18ª rodada do Brasileirão, o Fluminense receberá o Bahia (30/08, 19h) e o Atlético-MG enfrentará o Red Bull Bragantino fora de casa (29/08, 20h30).

Primeiro tempo

O Atlético-MG tentou se impor no início de jogo, mas o Fluminense foi quem construiu as chances de maior perigo devido a transição ofensiva mais rápida que os jogos recentes e uma marcação mais intensa.

Nacho Fernández chegou com perigo aos 5′ buscando Vargas na grande área em jogada que terminou no chute de Allan em cima da marcação. Em contra-ataque, Fred foi lançado na esquerda e jogou na área mas Nathan afastou.

PUBLICIDADE

Aos 7′, Fred fez a proteção de costas e deixou para Luiz Henrique que chutou em cima da defesa. Aos poucos, as finalizações estavam ficando mais intensas para as duas equipes.

Nacho chegou novamente aos 13′ encontrando Vargas dentro da área. Marcos Felipe ficou vencido e a bola bateu na trave direita em chute que não saiu com muita força.

Depois que Allan tentou finalizar e foi travado aos 18′, o Fluminense arrancou um contra-ataque que parecia fatal com Martinelli mas Zaracho conseguiu interromper a ação.

Aos 21′, a defesa do Atlético-MG ficou parada depois que o jogo foi reiniciado com bola ao chão e Martinelli soltou uma bomba de fora, exigindo grande defesa de Éverson. Este lance originou o escanteio em que Hulk acertou cotovelada em Luccas Claro dentro da grande área. Fred cobrou o pênalti e abriu o placar.

PUBLICIDADE

Depois do gol, o Fluminense diminuiu a intensidade da marcação e passou a ficar mais concentrado dentro do campo de defesa. Mas o Atlético-MG encontrava dificuldade em encontrar espaços e abusava dos cruzamentos.

Antes do primeiro tempo ser encerrado, o Galo chegou perto do gol. Guga foi lançado pela direita e a bola desviou em Egídio em cruzamento na grande área, tirando Marcos Felipe da jogada. A bola saiu por muito pouco.

Na chance final nos acréscimos, Guilherme Arana de um tapa na bola e surpreendeu o goleiro Marcos Felipe que espalmou e conseguiu salvar o Fluminense antes do intervalo.

 

PUBLICIDADE

Segundo tempo

Se houve equilíbrio no primeiro tempo, o Atlético-MG cresceu bastante no segundo tempo por conseguir transformar o domínio da posse em chances reais de gol, trabalhando mais as jogadas.

O Fluminense assustou na falta de longa distância cobrada por Lucca, exigindo defesa atenta do goleiro Éverson. Depois deste lance, o Galo foi melhor durante todo o restante do tempo.

Aos 9′, Nacho construiu mais uma boa jogada e invadiu a grande área para finalizar, mas acabou se desequilibrando na grande área e perdeu a chance.

Na bola parada, Hulk cobrou falta aos 13′ direto e a bola passou por fora da barreira fazendo uma curva espetacular. O desvio em Martinelli complicou Marcos Felipe que apenas olhou a bola parar na trave pelo lado direito. Depois do escanteio, Savarino arriscou de fora e o goleiro adversário defendeu firme.

PUBLICIDADE

Aos 20′, o Galo acertou a trave pela segunda vez. Nacho levantou na área, Nathan Silva desviou e Hulk pegou de primeira sem ângulo, mas o suficiente para acertar a trave do Fluminense, agora pelo lado esquerdo. No lance seguinte, Júnior Alonso arriscou de fora e o goleiro pegou sem rebote.

Em lance aos 24′, Vargas novamente foi construtor e encontrou Hulk na grande área, que levou de canhota e chutou no canto exigindo grande defesa de Marcos Felipe.

Jogadores do Galo estavam encontrando espaços para finalizar de fora. Aos 26′, foi a vez de Allan tentar o chute longo e mais uma vez Marcos Felipe salvar o Fluminense espalmando para escanteio.

O tricolor carioca chegou com bastante perigo em dois lances. Aos 32′, Abel Hernández recebeu de Egídio dentro da área e ajeitou para bater à direita do gol. Quatro minutos depois, Gabriel Teixeira recebeu na cara do gol e mandou por cima do gol, jogando para fora a possível vitória.

PUBLICIDADE

Pouco depois do gol desperdiçado, o Atlético-MG finalmente chegou ao empate. Aos 39′, Eduardo Sasha recebeu de Nathan na entrada da área e concluiu com a bola batendo na trave antes de entrar.

O Galo seguiu pressionando buscando o empate nos acréscimos, mas não conseguiu mais ameaçar. O Fluminense teve falta no lance final de jogo, só que Allan salvou qualquer perigo após cobrança de Nenê.

 

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1-1 ATLÉTICO-MG

PUBLICIDADE

Data: 23/08/2021, 20:00
Estádio: São Januário
Árbitro: Flavio Rodrigues De Souza

Gols: 1T 25′ Fred (Fluminense); 2T 39′ Eduardo Sasha (Atlético-MG)

Substituições – Fluminense: Abel Hernández (Fred); Gabriel Teixeira (L.Henrique); Nonato (M.Martinelli); Bobadilla (André); Nenê (Lucca)

Substituições – Atlético-MG: Keno (Vargas); Nathan (Savarino); Eduardo Sasha (Zaracho); Sávio (Nacho); Tchê Tchê (Guga)

PUBLICIDADE

Fluminense (4-3-3): Marcos Felipe; Luccas Claro, Samuel Xavier, Nino, Egidio; Matheus Martinelli, Yago Felipe, André; Lucca, Luiz Henrique, Fred.

Atlético-MG (4-2-3-1): Éverson; Guilherme Arana, Nathan, Guga, Júnior Alonso; Ignacio Fernández, Allan; Matías Zaracho, Jefferson Savarino, Eduardo Vargas, Hulk.

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE