Home Futebol Barcelona: reforços, saídas e time-base para o Campeonato Espanhol

Barcelona: reforços, saídas e time-base para o Campeonato Espanhol

Barça é a grande interrogação da temporada, buscando se reestruturar após a saída de Messi

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Simplesmente não há como falar do Barcelona para a temporada 2021/22 do Campeonato Espanhol sem ter a saída de Lionel Messi como ponto central. Além de ídolo, craque e maior jogador da história do clube, o argentino era o grande ponto focal de tudo o que acontecia em campo há mais de uma década.

PUBLICIDADE

Readaptar uma equipe dentro desse cenário não é só difícil como leva tempo. Assim, o Barça começa a La Liga atrás dos outros dois grandes clubes do futebol espanhol no ranking de favoritismo. Se é que dá para colocar os blaugranas como favoritos.

Ao mesmo, a saída de Messi se configura uma oportunidade para outros grandes nomes do Barcelona. Memphis Depay e principalmente Antoine Griezmann perderam um parceiro, mas ganham em conforto posicional dentro de campo. Enquanto isso, os jovens Pedri, Eric García, Mingueza e Ansu Fati podem mostar um novo caminho para o clube. Resta saber se ele levará ao sucesso — e em quanto tempo.

PUBLICIDADE

Quando o Barcelona estreia no Campeonato Espanhol?

O Barcelona estreia no Campeonato Espanhol 2021/22 no domingo (15), contra o Real Sociedad. O duelo entre catalães e bascos está marcado para as 15h, no Campo Nou. Na sequência, o Barça visita o Athletic Bilbao, no sábado (21), às 17h.

Os últimos resultados do Barcelona

  • 3 x 1 Girona (24/07) –  Amistoso
  • 3 x 0 Stuttgart (31/07) – Amistoso
  • 1 x 2 RB Salzburg (04/08) – Amistoso
  • 3 x 0 Juventus (08/08) – Troféu Joan Gamper

Quem o Barcelona contratou em 2021/22?

  • Memphis Depay, atacante (Lyon)
  • Sergio Agüero (Manchester City)
  • Emerson Royal, lateral-direito (Real Bétis)
  • Eric García, zagueiro (Manchester City)

Quem saiu do Barcelona?

  • Lionel Messi (PSG)
  • Fraciscão Trincão, ponta (Wolverhampton – empréstimo)
  • Junior Firpo, lateral-esquerdo (Leeds United)
  • Carles Aleña, meia (Getafe)
  • Todibo, zagueiro (Nice)

 

Time-base do Barcelona para o Campeonato Espanhol 2021/22

Ainda que a saída de Messi altere praticamente todas as estruturas da equipe dentro de campo, o esquema montado por Ronald Koeman não deve mudar muito para a nova temporada. O 4-2-3-1 fluído, com movimentação entre o atacante e o ponta de lança, o recuo o ponta esquerdo, enfim, isso tudo deve continuar, como mostrado na pré-temporada.

O que deve se alterar devem ser as funções de determinados jogadores. Griezmann, por exemplo, ganha mais protagonismo e conforto para jogar como um “falso 10”, tal qual atua na seleção francesa, enquanto De Jong e Pedri devem ter mais a bola no pé pelo setor central. Depay começa a temporada como um centroavante móvel, mas podendo voltar a cair para as pontas no decorrer do ano.

PUBLICIDADE

Barcelona 2021/22 - Football tactics and formations

LEIA MAIS

Messi fala pela primeira vez como jogador do PSG: “O clube está em perfeita harmonia com as minhas ambições”

Sergio Ramos se pronuncia e fala sobre chegada de Messi ao PSG

Benfica: reforços, saídas e mudanças para a temporada do Campeonato Português

PUBLICIDADE