Benfica2-1
PSV UEFA Champions League - Playoffs (Ida)
Em jogo disputado no Estádio da Luz nesta quarta-feira (18), o Benfica venceu o PSV por 2 a 1 e construiu vantagem no confronto válido pelos playoffs da UEFA Champions League 2021/22.
O primeiro tempo foi tranquilo para o Benfica que conseguiu impor pressão no adversário e construiu desde os primeiros minutos. Depois de uma cabeçada errada de Morata, o placar foi aberto ao s10′ no pé esquerdo de Rafa Silva no centro da grande área
Esperança de gols do PSV, Gapko teve sua oportunidade com pé esquerdo em chute de fora da área após passe de Sangaré, mas acabou sendo bloqueado.
Mesmo diminuindo a intensidade no restante do tempo, o Benfica conseguiu controlar o jogo diante de um PSV que esbarra na defesa adversária. Gapko só foi ter outra chance aos 34’em chute pelo lado direito da grande área, parando em defesa do goleiro.
O Benfica voltou a pressionar mais na reta final com duas ótimas chances: Pizzi no centro da área e errou o chute, mas Lucas Veríssimo apareceu bem no lance seguinte em chute de fora, tentando surpreender o goleiro adversário.
Desta forma, o clube português marcou o segundo com Juulian Weigl aproveitando o bate-rebate na pequena área após cobrança de escanteio.
A história do segundo tempo foi diferente e o clube holandês cresceu, aproveitando o cansaço físico da equipe de Jorge Jesus. O goleiro Vlachodimos teve que trabalhar bastante, mas foi muito bem quando foi exigido.
Logo aos 4′, Marco van Ginken aproveitou cruzamento de Mario Gotze e a cabeçada parou na defesa do goleiro. No minuto seguinte, André Ramalho tentou de fora da área, mas a zaga desviou.
Aos 5′, Eran Zahavi também exigiu do goleiro Vlachodimos uma boa defesa. Mas depois da cobrança de escanteio, Gakpo aproveitou o espaço de fora da área e marcou um importante gol fora de casa diante do Benfica.
O gol empolgou ainda mais o PSV que seguiu melhor no segundo tempo, pressionando o Benfica mesmo fora de casa. Em lance aos 14′, André Ramalho explorou novamente o espaço de fora da área e arriscou, parando em desvio da zaga.
Aos poucos, a intensidade do jogo foi diminuindo com muitas paralisações por causa de faltas e principalmente substituições de ambas equipes, em situação mais favorável para o Benfica.
Os holandeses tentaram uma pressão final, mas não conseguiram mais ameaçar o Benfica, que conseguiu sair do jogo de ida com vitória por 2 a 1.
O jogo de volta será disputado na próxima terça-feira (24), a partir das 16h00 pelo horário de Brasília.
FICHA TÉCNICA
BENFICA 2-1 PSV
Data: 18/08/2021, 16:00
Estádio: Estádio da Luz
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Gols: 1T 10′ Rafa Silva (Benfica); 1T 42′ Weigl (Benfica); 2T 6′ Gakpo
Substituições – Benfica: Gonçalo Ramos (Yaremhuk); Everton (Weigl); André Almeida (D.Gonçalves); Soualiho Meité (Pizzi); Taarabt (J.Mário)
Substituições – PSV: Obispo (Boscagli); Davy Propper (Ginkel); Bruma (Madueke); Vertessen (Zahavi); Teze (P.Max)
Benfica (3-4-2-1): Vlachodimos; Lucas Veríssimo, Otamendi, Morato; Diogo Gonçalves, Weigl, João Mário, Grimaldo; Pizzi, Rafa Silva; Yaremchuk. Técnico: Jorge Jesus
PSV (4-2-3-1): Drommel; Mwene, André Ramalho, Boscagli, Phillip Max; van Ginkel, Sangaré; Madueke, Mario Gotze, Gakpo; Zhavi

