Home Futebol Carrascos: equatorianos eliminam Fluminense pela 3ª vez em torneios continentais

Carrascos: equatorianos eliminam Fluminense pela 3ª vez em torneios continentais

Barcelona se junta à LDU como “pedra do sapato” do Flu em competições sul-americanas

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O Fluminense foi eliminado por um time do Equador. A frase descreve de maneira simples o confronto das quartas de final da Copa Libertadores de 2021, que se encerrou na quinta-feira (19) com a classificação do Barcelona de Guayaquil à semifinal. Mas serve para outros confrontos também.

PUBLICIDADE

Afinal, a atual eliminação foi a terceira vez que Flu caiu em um torneio continental para um equipe do Equador. As outras duas aconteceram há duas décadas atrás, mas dificilmente saíram da memória do torcedor. Até porque não foram somente eliminações.

Em 2008, o Fluminense perdeu a final da Libertadores para a LDU, de Quito. Na partida de ida, no Equador, 4 a 2 para os donos da casa, respondidos com um alucinante 3 a 1 no Maracanã, mas finalizado com uma melancólica derrota por 7 a 5 na disputa de pênaltis.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, quando a ferida estava ainda se fechando, o time de Cuca, que fez a espetacular arrancada para se salvar do rebaixamento do Brasileirão, chegou também às finais da Copa Sul-Americana. O adversário? Novamente a LDU.

Ao invés da vingança, porém, a desgraça. Depois de outra derrota por um placar elástico em Quito, dessa vez por 5 a 1, o Fluminense conseguiu fazer “só” 3 a 0 no Maracanã, e um ano depois da derrota na Libertadores, ficou com o vice para a equipe equatoriana mais uma vez.

Em 2021, a derrota para o Barcelona foi menos traumática, mas não menos dolorida. Podendo participar de uma inédita semifinal formada somente por brasileiros e mais, em um Fla-FLu, o Tricolor empatou no placar agregado por 3 a 3, mas foi eliminado pelo critério do gol qualificado.

A pior partida foi a da ida, em que o Fluminense vencia por 1 a 0, sofreu o empate, ficou com um jogador a mais e mesmo assim tomou a virada. Não fosse um pênalti marcado nos acréscimos, o estrago seria ainda maior. De qualquer maneira, a nacionalidade do adversário das semis seria ainda pior, já que são cinco eliminações para times do Brasil nos torneios continentais.

PUBLICIDADE

Eliminações do Fluminense para times do Equador

  • 2008: LDU, Final da Libertadores
  • 2009: LDU, Final da Sul-Americana
  • 2021: Barcelona de Guayaquil, Quartas de Final da Libertadores

LEIA TAMBÉM

Libertadores: Fluminense empata no fim, mas é eliminado pelo Barcelona

Mercado da bola: Fluminense anuncia contratação de meia-atacante colombiano

Derrota do Fluminense na Libertadores pode selar futuro de Roger Machado

Gabigol tem bela atitude antes de jogo do Flamengo na Libertadores; assista

PUBLICIDADE

Complicou? Corinthians vê ‘agravante’ nas negociações por Róger Guedes

Palmeiras amplia vantagem como o clube brasileiro com mais vitórias em Libertadores; veja o ranking

Marcos exalta Fla e Galo, mas diz: “Palmeiras gosta de ser desacreditado”

Renato Gaúcho não vê Flamengo favorito para levar o título da Libertadores

PUBLICIDADE