Home Futebol Eliminatórias: Infantino pede que clubes liberem atletas para jogos

Eliminatórias: Infantino pede que clubes liberem atletas para jogos

Equipes da Premier League e La Liga não querem ceder atletas para países em ‘lista vermelha’ da Covid-19

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A polêmica da Premier League e de La Liga se recusarem a ceder atletas para jogos da Eliminatórias da Copa do Mundo em países que estão em ‘lista vermelha’ quanto à Covid-19 virou a grande polêmica do futebol internacional. E até a Fifa deu declarações sobre o caso, que tem o Brasil com implicações.

PUBLICIDADE

O presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, afirmou que espera que os times de Inglaterra e Espanha cedam seus jogadores para as partidas das Eliminatórias em setembro. Para o dirigente, a questão é de ‘extrema importância’ e que é uma ‘questão de solidariedade’ que tal liberação aconteça.

“Peço uma demonstração de solidariedade com cada associação que faz parte da Fifa, cada liga e cada clube para fazer o que é correto e justo para o futebol mundial. Muitos dos melhores atletas do mundo jogam nas Ligas da Inglaterra e da Espanha. Acreditamos que estes dois países tem a responsabilidade de preservar e proteger a integridade das competições esportivas pelo mundo”, disse Infantino segundo o GE.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJEb3RJNWVwbCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A questão se iniciou quando o Liverpool se pronunciou dizendo que não liberaria o trio brasileiro formado por Roberto Firmino, Alisson e Fabinho, além do egípcio Mohamed Salah para os jogos das Eliminatórias de suas respectivas seleções. A alegação é que Brasil e Egito estão na chamada ‘lista vermelha’ do Reino Unido (da qual o Brasil faz parte, assim como outros países da América do Sul) e, caso viajassem, teriam que ao voltar ao território britânico, ficar até dez dias em quarentena.

Tal tempo poderia fazer os jogadores perderem partidas de sua ligas e logo a decisão foi acatada por todos os clubes da Premier League em reunião nesta semana. Ao todo 60 atletas de 19 países que foram convocados para as partidas de suas seleções seriam impedidos de jogar os jogos qualificatórios para a Copa de 2022.

A decisão foi seguida pela EFL (que comanda da segunda à quarta divisões da Inglaterra) e também por La Liga, na Espanha. No caso brasileiro, praticamente um time inteiro (11 jogadores) teriam que ficar de fora da rodada de setembro pelas restrições impostas pelos clubes. A Fifa vem trabalhando com o governo do Reino Unido para tentar encontrar uma alternativa para permitir que os atletas possam atuar nas partidas.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Sucessor de Tite? Guardiola revela desejo de treinar uma seleção e elogia o Brasil: “Equipe fantástica”

Torcedores do São Paulo fazem campanha pela troca de Pedro por Daniel Alves

De saída? Cristiano Ronaldo deixa treino de forma repentina e motivo preocupa Juventus

PUBLICIDADE

Manchester City não tem interesse em Cristiano Ronaldo

Paralimpíadas: Phelipe Rodrigues larga bem e é bronze nos 50m da natação

Marcelinho Carioca participa de programa da Globo e provoca o Palmeiras

São Paulo projeta plano e define sucessor após saída de Crespo

PUBLICIDADE

Palmeiras lança nova camisa em homenagem à Tríplice Coroa; veja fotos