Home Mercado da Bola Exclusivo! Torcedores.com revela os bastidores da negociação de Diego Costa com o Atlético-MG

Exclusivo! Torcedores.com revela os bastidores da negociação de Diego Costa com o Atlético-MG

Diego Costa irá assinar contrato com o clube mineiro até dezembro de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O anúncio oficial da contratação de Diego Costa pelo Atlético-MG deve acontecer nos próximos dias, mas internamente a diretoria dá a negociação como concluída. Agora, falta apenas a realização de exames médicos e a assinatura do contrato.

PUBLICIDADE

Conforme trouxe o Torcedores.com, as duas partes começaram a conversar informalmente em maio quando o centroavante foi oferecido ao Galo. Ali, teve início a uma aproximação que, em breve, pode transformar o atleta no maior reforço do Galo desde Ronaldinho Gaúcho.

O Torcedores.com apurou que a negociação está sendo conduzia diretamente pelo diretor executivo Rodrigo Caetano, que tem apoio irrestrito de Sérgio Coelho, presidente do Atlético-MG, para discutir os parâmetros econômicos com Diego Costa.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, os dois não confirmaram para ninguém o início das conversas por uma questão de estratégia de mercado. O assunto ficou totalmente restrito ao dirigente e o atleta.

O que facilitou o andamento das negociações foi o fato de o jogador ter rompido com Jorge Mendes. O empresário de Cristiano Ronaldo foi responsável por leva-lo para Europa em 2006. Assim, todas as ações foram concentradas em Jair Costa, irmão de Diego, e no próprio atleta.

De acordo com fontes ligadas a negociação, nunca ouve um acordo verbal entre Diego Costa e Atlético-MG. Além disso, a diretoria não utilizou um pré-contrato para se proteger. Houve sim, a apresentação de uma proposta com valores dentro da realidade financeira do clube.

Mas um dos pontos fundamentais desta operação é que nunca existiu um “projeto Diego Costa”.  O que Rodrigo Caetano apresentou ao atacante foi o “projeto Atlético-MG”. Isso, portanto, foi determinante para sensibilizar o hispano-brasileiro.

PUBLICIDADE

Desistência do Besiktas reaproximou Atlético-MG e Diego Costa

Antes de tudo, as conversas entre Atlético-MG e Diego Costa iniciaram oficialmente no último dia 10 após desistência do Besiktas. Desde então, Rodrigo Caetano e Jair Costa começaram a conversar a fim de formatar uma proposta para o atleta.

No dia seguinte, houve uma videoconferência com a participação de Diego Costa para debater ponto a ponto do contrato. Após o alinhamento de todas as cláusulas contratuais, o documento foi enviado para o departamento jurídico para a redação final.

Desde então, Diego Costa tem demonstrado seriedade e profissionalismo nas conversas com Rodrigo Caetano. Apesar de não ter assinado nenhum documento, o atacante prometeu que não iria conversar com nenhum clube até o fim das negociações com o Galo.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o centroavante utiliza desse argumento para tratar do seu futuro. Em 2014, só para exemplificar, Diego Costa negociava sua ida para o Chelsea, da Inglaterra. Porém, as tratativas foram suspensas pelo atleta por questões financeiras.

PUBLICIDADE

Posteriormente, o jogador foi procurado por representantes do Liverpool e Manchester United. Contudo, se recusou a conversar com os interessados até encerrar oficialmente a negociação com o clube londrino. Posteriormente, ele acabou acertando com o Chelsea.

Ciente da seriedade como Diego Costa pauta sua carreira, Rodrigo Caetano começou a abastecer o atleta com notícias dos principais veículos de comunicação. O atleta passou a receber de hora em hora um resumo com as principais informações divulgadas no Brasil.

A grande maioria das informações passadas ao atacante foram positivas, como a vitória sobre o River Plate, por 1 a 0, na última quarta-feira, em Buenos Aires, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América.

Daí em diante, o dirigente passou a encaminhar projetos de marketing para explorar a imagem do atacante. Além disso, deixou claro que pretende contar com ele na inauguração da Arena MRV, que será a nova casa do Galo, em Belo Horizonte.

PUBLICIDADE

A primeira vez no Brasil

Antes de mais anda, foi uma decisão pessoal de Diego Costa ter escolhido o Atlético-MG para atuar no futebol brasileiro. Revelado pelo Barcelona Esportivo, de São Paulo, o atacante ganhou o mundo quando se transferiu para a Europa em 2006.

Apesar do desejo de seguir atuando no Velho Continente, o centroavante nunca deixou de “namorar” os clubes brasileiros. Após rescindir com o Atlético de Madrid, seu nome foi especulado no Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.

Porém, os clubes não demonstraram interesse devido aos altos valores exigidos pelo o estafe do atleta. Daí em diante, o Atlético-MG começou a trata-lo como uma oportunidade de mercado. Com isso, o clube esperou o momento certo para fechar com o atacante.

LEIA MAIS: 

Diego Costa treina com equipe multidisciplinar enquanto não assina com o Atlético-MG 

Após desistir de Diego Costa, Besiktas mira contratação de atacante desejado pelo Grêmio 

Atlético-MG: Diego Costa receberá R$ 15,6 milhões por temporada; veja os parâmetros da negociação 

Atlético-MG se anima após reunião sobre valores com Diego Costa; veja os detalhes