Home Esportes Radicais Jack Robinson e Stephanie Gilmore vencem a etapa do México da WSL. Deivid Silva fica em segundo

Jack Robinson e Stephanie Gilmore vencem a etapa do México da WSL. Deivid Silva fica em segundo

Campeonato no México foi marcado por boas ondas e despedidas

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.
PUBLICIDADE

Na tarde desta sexta-feira (13), Jack Robinson e Stephanie Gilmore se sagraram campeões da etapa de Barra de la Cruz, no México. As duas baterias finais foram bastante acirradas, mas no final os australianos levaram a melhor.

Mesmo sem ter um brasileiro campeão, como aconteceu nas últimas cinco etapas (sem falar nas Olimpíadas), o Brasil continuou mostrando sua força no circuito mundial de surfe. No entanto, dessa vez foram dois nomes diferentes que chegaram até o último dia: Deivid Silva e Mateus Herdy.

FINAL MASCULINA

Em uma final decidida por 0,02 pontos, Jack Robinson conquistou seu primeiro título na elite da WSL sobre o brasileiro Deivid Silva. Na última bateria, o australiano pegou seis ondas, sendo as melhores um 6.83 e um 8.33. A sua maior nota veio de uma onda que proporcionou nada menos do que um tubo, um aéreo e várias manobras. Com a somatória de 15.16, ele superou Deivid, que surfou apenas três ondas que lhe renderam 7.27, 6.93 e 7.87, com uma somatória final de 15.14.

PUBLICIDADE

No caminho até a final, Jack Robinson derrotou Caio Ibelli, Rio Waida, Frederico Morais e Mateus Herdy. Com a vitória, essa é a primeira vez que um novato vence uma etapa do tour desde 2018, quando William Cardoso levou o título em Uluwatu.

PUBLICIDADE

Assim como Robinson, Deivid Silva teve sua melhor performance na elite do surfe. Em seu segundo ano no tour, o melhor resultado do brasileiro até então havia sido em Newcastle, quando perdeu nas quartas. Um fato curioso é que Deivid foi responsável por aposentar oficialmente Adriano de Souza, quando o venceu ainda no round dos 32.

Com esse resultado, tanto Deivid, como Robinson, conseguiram seus lugares na elite no ano que vem. Os dois estavam brigando para garantir suas vagas entre os 22 surfistas que se classificam para o campeonato mundial de 2022.

FINAL FEMININA

Durante toda a bateria final, Stephanie Gilmore foi seletiva e buscou as maiores ondas. A estratégia funcionou e a australiana, apesar de surfar apenas quatro ondas, conseguiu duas ótimas notas: 7.33 e 8.50, somando 15.83 pontos. A havaiana Malia Manuel não ficou muito para trás. Ela conseguiu um 7.00 e um 8.27, mas a somatória de 15,27 não foi suficiente para bater a sete vezes campeã mundial.

Para chegar até a final, Gilmore deixou pelo caminho Bronte Macaulay, Tatiana Weston-Webb e Carissa Moore. A primeira vitória de 2021 não poderia vir em um momento melhor para Steph, que ficou na quarta posição do ranking e garantiu seu nome entre as cinco finalistas que vão para Trestles.

Usando uma camisa em homenagem a Andy Irons durante toda a etapa, com as palavras “AI Forever”, Malia Manuel conseguiu seu melhor resultado do ano. No entanto, ela precisava vencer o evento para se garantir na elite mundial no ano que vem. Como décima colocada do ranking, ela será a primeira substituta caso alguém não possa participar de alguma etapa em 2022.

PUBLICIDADE

SÓ RESTA A FINAL

Com o fim da etapa do México, só resta um campeonato no calendário da WSL em 2021: a grande final em Trestles, que acontecerá na janela de 9 a 17 de setembro. A final contará com a presença de quatro brasileiros brigando pelo título mundial: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb.

APOSENTADORIAS

Com a etapa do Taiti cancelada, Adriano de Souza, do Brasil, e Jeremy Flores, da França, surfaram suas últimas ondas como membros da elite mundial. O francês anunciou antes da etapa do México que se aposentaria ao final dessa temporada. Já o campeão mundial brasileiro havia comunicado ainda em 2020 que esse seria seu último ano no tour. Após as semifinais, a WSL homenageou Adriano, que pôde pegar uma última onda de despedida sozinho no mar de Barra de la Cruz.

PUBLICIDADE

Leia Mais

Confira quem são os 10 surfistas classificados para a final da WSL

WSL divulga calendário para 2022