Home Mercado da Bola Midtjylland: Conheça o clube que contratou Marrony ex-Atlético-MG e Vasco

Midtjylland: Conheça o clube que contratou Marrony ex-Atlético-MG e Vasco

Marrony assinou contrato de quatro temporadas com o clube dinamarquês

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O mercado da bola agitado após ainda do atacante Marrony para o Football Club Midtjylland, da Dinamarca. O clube pagou 6,6 milhões de euros (R$ 40 milhões, pela cotação atual) para adquirir os direitos econômicos do atleta junto ao Atlético-MG.

PUBLICIDADE

O clube da cidade Herning, desconhecido do grande público, como quase todas as equipes da Dinamarca, desperta curiosidade entre torcedores, jornalistas, dirigentes e empresários. Afinal, o Midtjylland é o time que mais investe em jogadores brasileiros na Liga Dinamarquesa.

Mas quem é esse time? Qual a sua história? Já conquistou títulos? Quantos brasileiros estão no elenco? O Torcedores.com fez um levantamento histórico do Midtjylland, que tem como maior astro o meia Evander, ex-Vasco, como maior astro. Confira!

PUBLICIDADE

A história

Antes de tudo, a história do Midtjylland começa em janeiro de 1999, quando Confederação Dinamarquesa se Futebol, resolveu abrir espaço uma nova equipe. Em abril do mesmo ano, o clube foi fundado por Matthew Brenham.

O empresário do ramo da construção civil investiu pesado para ter a melhor estrutura do futebol dinamarquês. A MCH Arena, casa do Midtjyllad, é coberta, tem assentos e capacidade para 11.800 pessoas. Além disso, há a possibilidade de o estádio ser expandido no futuro.

O local tem vestiários exclusivos para as delegações e arbitragem, salas de aquecimento, auditório com capacidade para 50 pessoas, tribuna de imprensa e camarotes que são utilizados para receber patrocinadores, parceiros e autoridades.

Além disso, o Matthew Brenham construiu um centro de treinamentos com seis campos de futebol, concentração para abrigar as equipes profissional e de base, auditório, salas para os integrantes da comissão técnica, sala de musculação, fisioterapia e um centro médico.

PUBLICIDADE

As primeiras partidas da equipe na First Division, a Série B do Campeonato Dinamarquês, tiveram recorde de público. As partidas tinham uma média de 9 mil torcedores por jogo. Com isso, o time levantar o título da competição.

Após chegar na elite nacional, o Midtjylland venceu uma Copa da Dinamarca e três Ligas da Dinamarca. Além disso, disputou sete vezes a Champions League. Nesta temporada, por exemplo, o time está na segunda colocação, com 12 pontos. E tem um ponto a menos que o líder Randers. Até aqui, foram quatro vitórias e uma derrota.

Time mais brasileiro da Dinamarca

O grupo de proprietários é liderado por Matthew Brenham e com Rasmus Ankersen atuando como presidente. O brasileiro Evandro Ferreira, pai e empresário do meia Evander, ex-Vasco, é uma espécie de consultor esportivo do clube.

Desde que a cria do de São Januário foi contatado para vestir a camisa 10, o agente passou a atuar como representante do Midtjylland na América do Sul. Ele foi, inclusive, o responsável por conduzir as negociações com o Atlético-MG por Marrony.

PUBLICIDADE

O técnico Bo Henrikssen foi contratado nesta temporada pelo clube após trabalhos consistentes no AC Horsens e Bronshoj, ambos da Dinamarca. Fã confesso do futebol brasileiro, o treinador ficou fascinado com o futebol praticado por Marrony.

Agora, o centroavante será o sexto brasileiro dos Wolves. Além dele, o time conta com o lateral-esquerdo Paulinho, ex-Bahia, o zagueiro Juninho, ex-Palmeiras, o volante Charles Mattos, ex-Ceará, o meia Evander, ex-Vasco e o atacante Júnior Brumado, ex-Bahia. 

LEIA MAIS: 

Atlético-MG: Diego Costa rompe com empresário de Cristiano Ronaldo após 15 anos 

Daniel Fonseca: conheça o empresário que tem tirado o sono dos dirigentes do Flamengo 

Nova derrota aumenta pressão no Fluminense por demissão do técnico Roger Machado