Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: Brasil enfrenta o Japão nas quartas de vôlei masculino

Olimpíadas: Brasil enfrenta o Japão nas quartas de vôlei masculino

Partida será disputada na madrugada desta terça-feira

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

O Brasil enfrenta o Japão nas quartas de final do torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O adversário foi definido por sorteio após o encerramento da fase de grupos, na manhã deste domingo.

PUBLICIDADE

Veja como está o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

A partida está marcada para a 1h (de Brasília) da madrugada de segunda para terça-feira, O Brasil terminou em segundo lugar no Grupo B, depois de vencer a França por 3 sets a 2, em mais de duas horas de partida, na madrugada deste domingo. Já o Japão ficou em terceiro lugar em sua chave. Na última rodada, venceu o Irã também por 3 a 2.

PUBLICIDADE

O vencedor do duelo entre brasileiros e japoneses enfrenta, nas semifinais, quem passar no duelo entre o time do Comitê Olímpico Russo e o Canadá. Na primeira fase, a única derrota do Brasil foi diante dos russos, por 3 a 0.

O outro lado da chave

A Argentina, que ficou em terceiro na chave do Brasil, vai enfrentar a Itália, segunda colocada do outro grupo. Quem passar enfrenta o ganhador do jogo entre Polônia e França. Os poloneses, que foram derrotados pelo Brasil na final da Liga das Nações, há um mês, perderam uma vez na Olimpíada: para o Irã, que já está eliminado.

Os confrontos entre segundos e terceiros colocados foram definidos por sorteio, assim como o chaveamento das semifinais. O vôlei adota essa medida, em vez do chaveamento tradicional, para evitar derrotas propositais e escolha de adversários.

Histórico positivo

Para quem gosta de superstição, há um ponto positivo no confronto: o Brasil enfrentou – e venceu o Japão na mesma fase das quartas de final em sua primeira medalha de ouro no vôlei masculino.

PUBLICIDADE

Foi nos Jogos de Barcelona-1992, sob o comando de José Roberto Guimarães, hoje técnico da seleção feminina. Na época em que o vôlei ainda tinha vantagem e os sets só iam até 15 pontos, o Brasil venceu com facilidade: 3 a 0, parciais de 15/12, 15/5 e 15/12.

Nas outras medalhas de ouro do Brasil na modalidade, em Atenas-2004 e Rio-2016, o Japão não participou do torneio. A seleção japonesa hoje ocupa o 11º lugar no ranking da FIVB (Federação Internacional de Vôlei). O Brasil lidera essa lista.

Todos os jogos das quartas de final

Comitê Olímpico Russo x Canadá
Brasil x Japão
Itália x Argentina
Polônia x França

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

É OURO! Rebeca Andrade vence a prova de saltos na ginástica artística

Vôlei feminino: Brasil faz “amistoso de luxo” e espera de rival das quartas