Depois de encerrar um jejum de 17 anos sem títulos, o Palmeiras viveu uma época de conquistas e grandes times. Um dos mais lembrados é o Verdão de 1996. Comandado por Vanderlei Luxemburgo, a equipe começou o ano de forma arrasadora.
Já na pré-temporada, o Palmeiras não tomou conhecimento do Borussia Dortmund, goleando a equipe alemã pelo placar de 6 x 1. Vale citar que o Borussia foi campeão da Champions League e do Mundial de Clubes em 1997.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpSWhBaHdSVCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Em seguida, o Palmeiras emendou uma sequência arrasadora na temporada, com 21 vitórias consecutivas, marcando 224 gols em 82 jogos. O título do Paulistão da temporada foi garantido com uma campanha irrepreensível. Foram 27 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 92,2% de aproveitamento e 102 gols marcados no torneio.
O elenco do Palmeiras contava com diversos atletas de nível de seleção. O time-base daquela época tinha jogadores como Velloso, Cafu, Cléber, Junior, Amaral, Flávio Conceição, Rivaldo, Djalminha, Luizão e Muller.
Mas infelizmente para o torcedor alviverde, essa seleção não conseguiu ter o sucesso dentro de campo, ficando apenas com o título do Paulistão da mesma temporada.
Mais informações do Palmeiras de 1996
O supertime da temporada marcou alguns jogadores em sua carreira profissional. Dos nomes citados acima, vários conseguiram se destacar no futebol europeu. Os principais foram Flávio Conceição, Rivaldo, Djaminha e Luizão. Rivaldo inclusive foi peça fundamental na Copa do Mundo de 2002 e conquistado o título de melhor do mundo em 1999, quando defendia o Barcelona.
Infelizmente para o torcedor do Palmeiras, essa equipe não teve o mesmo desempenho em outras competições. Parte disso foi por conta das vendas de jogadores importantes, que desmontaram a espinha dorsal de uma equipe que dava show dentro de campo.
LEIA MAIS:
James Rodríguez, retorno de Mattos e dupla emprestada: veja as últimas notícias do Palmeiras
Mercado da bola: Palmeiras avança em contratação de atacante destaque para a base

