Home Futebol Após despachar São Paulo no Allianz, Palmeiras se torna o único clube paulista a ter eliminado os três rivais na Libertadores

Após despachar São Paulo no Allianz, Palmeiras se torna o único clube paulista a ter eliminado os três rivais na Libertadores

Depois de já ter eliminado o Corinthians duas vezes no passado e vencer o Santos na final, Palmeiras derrota o São Paulo e avança para a nona semifinal da sua história no torneio

GV
Colaborador do Torcedores

O Verdão se classificou para a semifinal da Taça Libertadores da América pela terceira vez em quatro anos ao eliminar o São Paulo nessa terça-feira (17). A partida que aconteceu no Allianz Parque terminou com vitória da equipe alviverde por 3 a 0. No agregado 4 a 1, contando com a partida de ida no Morumbi. Além da festejada classificação, o Palmeiras quebrou um tabu histórico de nunca ter vencido o São Paulo pela Libertadores, até então.

PUBLICIDADE

Até a atual edição do torneio, o Palmeiras havia sido eliminado pelo Tricolor nas edições de 1994, 2005 e 2006. Mas para a alegria da torcida palmeirense, o time alviverde despachou o rival sem margens para dúvidas na noite de ontem. Além disso, a goleada por 3 a 0 aplicada pelos palestrinos fez com que o clube alcançasse o feito inédito de ser o único paulista a ter eliminado os três rivais na Copa Libertadores da América.

Na campanha do título de 1999 o Palmeiras fez a sua primeira vítima, o Corinthians. Pelas quartas de final, o Derby acabou sendo decidido nas penalidades máximas e o Verdão saiu vitorioso por 4 a 2.

PUBLICIDADE

Na temporada seguinte, ambos se encontraram novamente no mata-mata, e também decidiram a vaga para a final nos pênaltis. Vitória do Palmeiras outra vez e que contou com um dos momentos mais emblemáticos na história da rivalidade. Marcos, um dos heróis da conquista de 1999, brilhou e defendeu o último pênalti de Marcelinho Carioca, sacramentando a classificação dos palestrinos.

Em 2020 final tivemos a final inédita entre dois rivais paulistas: Palmeiras e Santos. Com gol do herói improvável Breno Lopes, aos 53 minutos do segundo tempo, o time de Abel Ferreira conquistou o bicampeonato e levantou a taça no Maracanã.

Após ter sentido o gosto de eliminar dois dos maiores rivais, o Palmeiras ainda tinha um adversário indigesto na Libertadores, o São Paulo. O histórico incômodo de três eliminações para o Tricolor rondava o imaginário dos torcedores, mas não impediu que o Verdão fizesse história e vencesse o rival. Com a classificação, a equipe de Palestra Itália se tornou o único time do Estado de São Paulo a eliminar todos os rivais na maior competição da América do Sul.

Ultimamente quebrar marcas e recordes tem sido costumeiro no Palmeiras. O clube empatou com o Grêmio na terça como a equipe brasileira com mais jogos na história da Libertadores: 207. De quebra, ainda ampliou a vantagem como brasileiro com mais vitórias na competição: 116, contra 108 dos gremistas.

PUBLICIDADE

Os comandados por Abel Ferreira agora esperam o vencedor do duelo entre Atlético-MG e River Plate. Na ida, 1 a 0 para o Galo na Argentina. A volta ocorre hoje (18), às 21h30, no Mineirão.

Leia também:

Destaque contra o São Paulo, Dudu volta a marcar pelo Palmeiras depois de 1 ano e meio

São Paulo é dominado pelo Palmeiras e vira piada após eliminação na Libertadores; veja memes

PUBLICIDADE

Libertadores, Brasileirão e Champions: veja os principais jogos desta quarta (18)

Brasileirão: veja quem pode chegar para o seu time ou sair dele!

PUBLICIDADE

Gabriel Veron provoca o São Paulo após classificação do Palmeiras na Libertadores

 

PUBLICIDADE