Home Esportes Olímpicos Seleção feminina de vôlei pode perder a medalha olímpica com doping de Tandara? Entenda

Seleção feminina de vôlei pode perder a medalha olímpica com doping de Tandara? Entenda

Jogadora da seleção feminina de vôlei foi flagrada em exame antidoping e já foi cortada da semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Na noite desta quinta-feira (05), a notícia de que Tandara havia sido cortada dos Jogos Olímpicos por doping caiu como uma bomba na seleção brasileira feminina de vôlei.

PUBLICIDADE

A jogadora não participará da semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 diante da Coreia do Sul, às 09h da manhã (de Brasília) desta sexta-feira (06).

Os internautas passaram a questionar uma possível punição à seleção feminina de vôlei nas Olimpíadas neste caso do doping de Tandara, mas o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) esclareceu tudo.

PUBLICIDADE

Em posicionamento publicado pelo GE.com, o COB disse que “equipes coletivas só são punidas se mais atletas eventualmente vierem a testar positivo para quaisquer substâncias proibidas ao mesmo tempo”.

Portanto, a princípio, não existe a possibilidade de perda de medalha caso a equipe derrote a Coreia do Sul e garanta vaga na grande final.

O exame positivo de Tandara foi realizado no dia 7 de julho, quando a jogadora estava concentrada a seleção ainda no Brasil, na cidade de Saquarema. Isso configura um doping fora do período de confirmação oficial.

A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) divulgou que Tandara estava cortada por uma potencial violação da regra antidopagem, sem especificar a substância.

PUBLICIDADE

Em nota oficial divulgada em seu site, o COB também não deu mais informações. Confira abaixo:

“O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de vôlei. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema, no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

A equipe feminina de vôlei disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coreia do Sul na noite desta sexta, 6, às 21h do Japão (9h do Brasil)”.

E MAIS

Atletas se chocam de forma assustadora no beisebol das Olimpíadas; veja o vídeo

PUBLICIDADE

Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista

Chinês fatura ouro no levantamento de peso usando uma técnica nunca vista antes