Home Esportes Olímpicos Simone Biles provavelmente apertou o botão de “reset” para competir, diz psicóloga

Simone Biles provavelmente apertou o botão de “reset” para competir, diz psicóloga

Depois de desistir de algumas finais, Simone Biles resolveu participar da prova da trave nas Olimpíadas de Tóquio

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Simone Biles provavelmente apertou o botão de “reset” e retornou ao básico antes de se sentir pronta para voltar a competir nas Olimpíadas de Tóquio, onde fez uma pausa para se concentrar em sua saúde mental. Essa é a opinião da psicóloga esportiva Hillary Cauthen.

PUBLICIDADE

Biles surpreendeu nas Olimpíadas quando se retirou da competição por equipes da ginástica artística na semana passada. Depois, desistiu da final geral individual e de outras três finais de aparelhos: salto, solo e barras assimétricas.

+ Simone Biles não terá perda financeira com patrocinadores após desistências nas Olimpíadas

PUBLICIDADE

Na manhã desta terça-feira (03), a norte-americana de 24 anos disputou a final da trave e conquistou a medalha de bronze, fechando sua participação no Japão.

Hillary Cauthen, membro do conselho executivo da Associação de Psicologia do Esporte, disse em entrevista à agência Reuters que Simone Biles provavelmente passou grande parte da semana passada se apoiando em várias ferramentas, como preparação mental, controle da respiração e conversa interna.

“Ela provavelmente precisava trabalhar para desacelerar as coisas, adicionando relaxamento em seu esforço de trabalho, recuperando a confiança em si mesma e tendo a escolha de se sentir fisicamente, mentalmente e emocionalmente preparada”, disse a psicóloga.

Simone Biles revela como “fugia da realidade” após sofrer abusos sexuais

PUBLICIDADE

“Essas são coisas que ela certamente já estava fazendo, mas isso tirou o melhor dela em uma situação de alta pressão e alto estado emocional, então é como apertar o botão de reset“, continuou.

Atleta forte

A expectativa era de que Biles fosse uma das principais atrações dos Jogos de Tóquio na busca por seis medalhas de ouro, que a tornariam a mulher mais bem-sucedida de todos os tempos em todos os esportes na história das Olimpíadas.

Para Hillary Cauthen, o fato de Simone Biles desistir de competir e, em tão pouco tempo, ainda disputar uma última prova, é um fator psicologicamente positivo.

“Isso mostra que ela é definitivamente uma atleta forte”, comentou a psicóloga.

PUBLICIDADE

“Ela se conhece bem o suficiente sobre quando precisa fazer uma pausa, refletir, adicionar diferentes técnicas de treinamento. Ela está treinando sua mente e suas emoções além das coisas físicas que vemos”, finalizou.

E MAIS

Atletas se chocam de forma assustadora no beisebol das Olimpíadas; veja o vídeo

Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista

Chinês fatura ouro no levantamento de peso usando uma técnica nunca vista antes

PUBLICIDADE