Home Mercado da Bola Thiago Galhardo no Celta de Vigo: relembre 10 brasileiros que passaram pelo clube espanhol

Thiago Galhardo no Celta de Vigo: relembre 10 brasileiros que passaram pelo clube espanhol

Thiago Galhardo chega ao clube indicado pelo o ex-técnico do Internacional Eduardo Coudet

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, Thiago Galhardo é a principal contratação do Celta de Vigo para esta temporada. Inicialmente, o clube espanhol empenhou 500 mil euros (R$ 3,1 milhões, pela cotação atual) pelo empréstimo até junho do ano que vem junto ao Internacional.

PUBLICIDADE

Aproveitando a deixa, o Torcedores.com listou os principais jogadores brasileiros que vestiram a camisa do Celta de Vigo. Vale lembrar que Jorge de Souza Mattos, o Jaburú, foi o primeiro atleta nascido por aqui a desbravar a Galícia.

Revelado pelo América-MG, o atacante atuou pelo Celta de Vigo na temporada 1959/1960. Nesse ínterim, Jaburú disputou 43 partidas e marcou 27 gols. É, portanto, um dos principais jogadores estrangeiros que já passou por lá.

PUBLICIDADE

De acordo com o departamento técnico do Celta de Vigo, Thiago Galhardo será o 36º brasileiro a passar pelo clube. A lista tem jogador tetra mundial, filho de tetra, técnico do Corinthians e até um hispano-brasileiro. E não é Diego Costa… confira o levantamento feito pela reportagem!

Rafinha Alcântara

Rafinha é filho de Mazinho, volante que foi titular da seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Ele passou pelo clube entre 2019 e 2020. Nesse ínterim, disputou 30 partidas e marcou 4 gols. Atualmente, joga ao lado de Neymar no PSG.

Nenê

Nenê fez uma carreira sólida no futebol europeu onde atuou por Mallorca, Alavés, Monaco, Espanyol, PSG e West Ham. Nesse ínterim, atuou pelo Celta entre 2006 e 2007. Além disso, foram 47 jogos e anotou 9 gols. Além disso, venceu a Copa da Galícia e o Troféu Cidade de Vigo.

PUBLICIDADE

Fernando Baiano

Ex-atacante de Corinthians, Internacional e Flamengo, Fernando Baiano fez sucesso no futebol espanhol vestindo a camisa 9 do Málaga, Celta e Real Murcia. Pelo clube de Vigo, balançou as redes inimigas em 31 oportunidades. Além disso, disputou 77 partidas pelo time Celeste.

Sylvinho

O atual técnico do Corinthians foi do céu ao inferno em três temporadas no Celta. Em 2002/2003, foi peça importante no time que conseguiu a quarta colocação no Campeonato Espanhol, sendo este o melhor resultado do clube na sua história. No ano seguinte, a equipe foi rebaixada. Ao todo, disputou 98 jogos e fez 1 gol.

Doriva

A cria do São Paulo fez sucesso no futebol europeu com as camisas do Porto, Sampdoria e Middlesbrough. Atuou por duas temporadas no Celta. Nesse ínterim, o meio-campista representou o clube 41 vezes e anotou 1 gol. Atualmente, é auxiliar de Sylvinho no Corinthians.

Catanha

Henrique Guedes da Silva, o Catanha, atuou entre 2000 e 2004 pelo Celta. Nesse ínterim, entrou em campo 147 vezes e anotou 46 gols. É, portanto, o maior artilheiro da história do clube. Após se destacar pelo time Celeste, o centroavante obteve a cidadania espanhola e passou a ser chamado para defender a Fúria.

PUBLICIDADE

Vágner

Com boas passagens por Santos, Vasco e São Paulo, Vágner brilhou no Celta entre 2000 e 2004. Em outras palavras: foi eleito duas vezes para a seleção do Campeonato Espanhol. Por isso, é tratado como ídolo pelos Célticos. Lá, disputou 106 jogos e marcou 7 gols.

Edú

Revelado pelo São Paulo, Luiz Eduardo Schimdt, o Edu, atuou pelo Celta entre 2000 e 2004. O atacante foi contratado pelo clube após ser convocado para defender a seleção brasileira nas Olimpíadas de Atenas, em 2000. Com a camisa celeste, foram 62 partidas e 18 gols anotados.

Mazinho

Iomar do Nascimento, o Mazinho, é considerado um dos maiores ídolos da história do Celta. O tetra mundial com a seleção brasileira, em 1994, é pai dos craques Thiago Alcântara, do Liverpool e Rafinha Alcântara, do PSG. O meio-campista defendeu o Celtiña de 1996 a 2000. Nesse ínterim, foram 131 jogos e 10 gols.

Luisinho Quintanilha

Multicampeão com o Vasco, Luisinho era conhecido por sua entrega em campo, poder de marcação e liderança. Além disso, o volante teve sua carreira marcada devido à violência imposta no combate aos adversários. Apesar disso, não fez muito sucesso no Celta. Em seis meses, disputou apenas 10 jogos e pediu para retornar ao Gigante da Colina. 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Matías Vargas no Grêmio? O que nós sabemos sobre o interesse do clube no atacante do Espanyol 

O aproveitamento de Marcão como antes de ser efetivado como técnico do Fluminense 

Promessa de 14 assina contrato de formação com o Internacional até dezembro de 2023